Quem é Orebe, campeão da Copa Norte de Ciclismo, que saiu do AM para competir por RR

Mecânico de loja de bicicleta em Manaus, cria de Pauini, no interior do Amazonas, e federado por Roraima. – Fotos: Ascom | FCR

Um atleta de superação, é a palavra certa para definir o ciclista Orebe Gomes Bandeira, campeão da Copa Norte e 5° lugar na Copa Norte-Nordeste, pela categoria sênior, no AC, em prova de ciclismo de estrada, defendendo as cores do Estado de Roraima, local que ele escolheu para representar, após a Federação Ciclística de Roraima (FCR) oferecer melhores estruturas de trabalho.

Funcionário de uma loja de peças de bicicleta, em Manaus, Orebe treina três horas por dia, concilia casa, trabalho e treinamentos, sem patrocínio e mesmo com as dificuldades, não desistiu jamais, o ouro da Copa Norte é dele, amazonense nascido em Pauini, no interior do Amazonas, que compete defendendo as cores de Roraima. Ele agora é um orgulho para as duas siglas, Orebe fortalece o ciclismo roraimense e colabora no quadro de medalhas, pelo time macuxi.

“Sou amazonense e pela questão da Federação local não está com estrutura adequada, para competições e o presidente não busca melhoras e não respeita o talento de nós atletas, eu e Alcione decidimos disputar por Roraima. Não conseguimos ir em todas, mas marcamos presenças nas competições que somam pontos para o ranking nacional. Não é fácil conciliar treino de alta performance com a rotina, tem que ter muita dedicação, temos trabalho e tem que separar um tempo para treinar. É um negócio bem complicado, mas vamos se ‘virando’ no dia-a-dia”, disse o ciclista Orebe Gomes Bandeira.

Orebe conta que para se manter no esporte tem que ter além de disposição, força de vontade, para se manter em outro trabalho e manter vivo o sonho das pedaladas. Falta apoio por parte de empresários e iniciativa de investimentos em atletas, que muitas vezes pagam os custos do bolso, para competir lá fora.

“A região Norte tem muito talento e potencial, mas muitas vezes para no financeiro, alguns atletas têm que vender suas coisas e pedir no semáforo, outros tirar do bolso para competir”, disse Orebe Gomes Bandeira.

O atleta Orebe tem pela frente o Letap, que será disputado no dia 28 de setembro, no município de Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

João Paulo Oliveira

Veja também

Topo