
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Interligação
• A comunidade Napoleão será interligada à comunidade São Pedro, no Baixo Cotingo, município de Normandia, com a construção de uma estrada vicinal de 25 km de extensão. As comunidades diretamente beneficiadas pela estrada são Mari Mari, Monte Sinai, Feliz Encontro, Vizela, São Pedro e Cararual. Já as comunidades Pacu, Santa Maria, Travessão e Água Fria, além de Canavial, também serão favorecidas, pois utilizam o mesmo trecho para chegar à sede do município.
***
• A obra, orçada em R$ 4,95 milhões, será executada com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Helena Lima, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
***
• O Município de Normandia ficará responsável pela execução, com prazo previsto de 36 meses, garantindo mais segurança no deslocamento e melhores condições de vida para centenas de moradores da região Norte de Roraima.
Artigos
• Estudantes, pesquisadores e profissionais têm até sexta-feira, 26, para submeter artigos científicos ao IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas – CATC, que será realizado de 22 a 24 de outubro de 2025, no Centro Amazônico de Fronteiras – CAF da UFRR.
***
• As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do congresso.
***
• Com o tema central “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do setor público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”, o evento busca estimular pesquisas interdisciplinares em áreas como Direito, Biologia, Gestão Ambiental, Políticas Públicas, Economia, Sociologia, entre outras correlatas.
Artigos II
• Além de palestras com especialistas renomados, workshops e painéis temáticos, o congresso contará com a apresentação de artigos científicos, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de divulgar suas pesquisas, ampliar a rede de contatos acadêmicos e integrar um debate nacional sobre sustentabilidade.
***
• Os trabalhos selecionados serão apresentados a um público qualificado, composto por especialistas e gestores públicos, representando uma vitrine estratégica para a comunidade acadêmica.
***
• Graduandos e pós-graduandos devem submeter seus artigos em coautoria com professor-orientador, sendo permitidos até dois alunos por resumo ou artigo (máximo de três autores).Pesquisadores (mestres, doutorandos, doutores e profissionais) também podem submeter artigos, limitados a três autores por trabalho.
Artigos III
• Para valorizar a produção científica, o CATC premiará os três melhores trabalhos em cada categoria (graduação, pós-graduação e profissionais/pesquisadores).
***
• Os critérios de avaliação incluem originalidade, relevância, consistência científica, contribuição para o debate ambiental e qualidade da apresentação. Haverá premiação.
***
• Além disso, todos os autores que apresentarem seus trabalhos e cumprirem pelo menos 75% da carga horária do evento receberão certificação oficial. O IV CATC é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon do Instituto Rui Barbosa – IRB e do Tribunal de Contas de Roraima – TCERR.
Homenagens
• A Assembleia Legislativa de Roraima realizou na tarde do último sábado, 20, uma Sessão Especial Itinerante para entregar a seis pioneiros de Alto Alegre a Comenda Orgulho de Roraima, honraria que reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento do esporte no município.
***
• A solenidade proposta pelo deputado Renato Silva, ocorreu no Estádio Municipal Santão.
***
• Conforme o Decreto Legislativo nº 081/2025, receberam a comenda: Alberlando Silva da Encarnação, Antônio de Souza Damasceno, Clemildo Teixeira Pereira, Manoel Roberval de Souza Ribeiro, Max de Freitas de Lima e Sidrack Nascimento da Cunha.

POR FALAR NISSO…
# Nesta terça-feira, 23, é Dia Mundial das Línguas Gestuais, Dia do Soldador, Dia do Sorvete, Dia do Técnico em Edificações e Dia do Técnico Industrial.
# Comemoram aniversário nesta terça-feira, 23, o Professor Doutor Jeferson Fernandes do Nascimento, o médico cardiologista José Deodato de Carvalho, Romano Torquato Medeiros, Luiz Carlos da Costa Ramos, Neto Freitas e Rodrigo Santana.
# No último domingo, 21, foi lançado o livro e documentário “As Aventuras de Makunaima para Crianças – 12 Histórias Ancestrais Indígenas, na comunidade indígena Boca da Mata, em Pacaraima.
# A UFRR realiza a IV Jornada de Extensão da instituição, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro de 2025. O evento contará com o apoio da Defensoria Pública de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Receita Federal e Instituto de Identificação Odílio Cruz. Com o tema “Saberes que dialogam, Extensão que transforma”, a Jornada tem como objetivo promover a divulgação das ações extensionistas e a troca de experiências entre estudantes, coordenadores extensionistas e a comunidade externa.
# A propósito, a Aula Magna do semestre 2025.2 da UFRR ocorrerá nesta terça-feira, 23, juntamente com a abertura da I Semana de Educomunicação Socioambiental. A atividade tem como tema: “Integridade da informação científica” e será ministrada pela professora Thaiane Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A ação inicia às 19h, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras – CAF, e é aberta à comunidade acadêmica e ao público externo.

VIRALIZAR
• Com o objetivo de diminuir o número de cães e gatos em situação de rua e ajudar no controle populacional desses animais, o Programa do Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de Roraima oferece serviços de castração e microchipagens gratuitos.
***
• O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na avenida Mário Homem de Melo, 191, Centro.
***
• Pioneiro no Brasil, o programa já realizou mais de oito mil atendimentos, com uma média de 580 castrações gratuitas por mês até o momento. A unidade conta com estrutura especializada e uma equipe veterinária. O tutor que deseja atendimento para seu pet, deve apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência e dados do animal para avaliação da equipe veterinária. Também é possível tirar dúvidas pelo telefone (95) 99163-2158, exclusivo para esse tipo de demanda.
FLOPAR
• O Brasil registrou 1,65 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil em 2024, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados na última sexta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
***
• O número representa um aumento de 34 mil pessoas em relação a 2023, uma alta de 2,1%.
***
• O percentual de jovens nessa condição chegou a 4,3% em 2024, ligeiramente acima dos 4,2% em 2023, mas ainda abaixo dos 5,2% registrados em 2016, início da pesquisa.




