Iracema: programa do Bem-Estar Animal fará castração gratuita em cães e gatos no sábado

Atendimentos serão feitos das 8h às 16h, com 100 vagas para castração de machos e fêmeas, nas dependências da Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira. – Fotos: Alfredo Maia / Jader Souza / Marley Lima | SupCom/ALERR

Além de ser um ato de amor, castrar um animal é uma questão de segurança e saúde pública. Preocupado com o assunto, o Programa do Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizará, no sábado, 27, atendimentos no município de Iracema, com 100 vagas gratuitas para a castração de cães e gatos, machos e fêmeas.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h, na Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira, localizada na avenida Sebastião Evaristo de Castro, Centro. Os tutores responsáveis devem levar seus animais e apresentar documentação pessoal com foto (RG ou CNH).

As 100 vagas disponíveis para o procedimento serão distribuídas da seguinte forma: 40 para animais machos e 60 para fêmeas. Todos os pets serão microchipados. Não serão castrados os que estiverem no cio, em jejum ou cadelas lactantes. De acordo com o diretor do Programa do Bem-Estar Animal, Iullo Barreto, os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada.

“Além de ser um benefício para saúde do animal, para a saúde pública se vê como necessidade de diminuição de animais errantes na rua, redução de ataques e também [evitar] questão de trânsito, pois muitas vezes acontecem atropelamentos e acidentes com animais”, explicou Barreto.

O diretor acrescenta que o procedimento não terá custo algum para o dono do animal, mas o pós-operatório é de responsabilidade de cada tutor. “A limpeza da incisão, a medicação ficará a cargo dos donos”, informou.

Diretor do Programa do Bem-Estar Animal, Iullo Barreto.

Programa do Bem-Estar Animal

Instituído pela Resolução Legislativa nº 007/2024, o Programa do Bem-Estar Animal tem o foco em campanhas educativas, atendimento veterinário e políticas de direitos dos animais. No âmbito estadual, ele desenvolverá ações para orientação e conscientização a respeito do bem-estar animal, bem como promoverá quaisquer medidas efetivas para esse fim.

Como fazer o cadastro do animal

Para realizar o cadastro de cães e gatos (fêmeas e machos), o tutor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e dados do animal para avaliação da equipe veterinária.

Os procedimentos cirúrgicos são realizados pela manhã, das 7h30 às 11h. A unidade está localizada na avenida Mário Homem de Melo, 191, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, sem intervalo para almoço. Também é possível tirar dúvidas pelo número (95) 99163-2158, exclusivo para esse tipo de demanda.

Yasmin Guedes Esbell

Veja também

Topo