
Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social: construção, proteção social e resistência”, teve início nesta quarta-feira, 1º, no auditório da Estácio, a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento, que segue até sexta-feira, 3, reúne mais de 230 participantes, entre trabalhadores da rede socioassistencial, representantes do poder público, entidades da sociedade civil, gestores, delegados e convidados.
Realizada pelo Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com o Ceas (Conselho Estadual de Assistência Social), a conferência celebra as duas décadas do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e promove debates sobre os caminhos para o fortalecimento da política nos próximos anos.
As conferências são espaços de controle social e de construção coletiva, nos quais a população, especialmente os usuários da assistência social, têm voz ativa na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas do setor.

Na abertura, a secretária da pasta, Tânia Soares, destacou que a Conferência Estadual de Assistência Social é um espaço democrático para discutir, avaliar e criar propostas para o fortalecimento das políticas públicas
“O objetivo é debater os avanços e desafios do Suas, além de propor diretrizes para o fortalecimento da política pública de assistência social no Estado. Um momento importante para refletirmos sobre os 20 anos de existência do Suas e reafirmar seus princípios e planejar ações para o futuro, sabemos que a proteção social é um direito de todos”, afirmou.
De acordo com a conselheira nacional da Assistência Social, Aldenora Gonzalez, a Conferência Nacional este ano foca na construção da proteção social e na garantia de serviços públicos de qualidade e responsáveis para todos os brasileiros.

“É um momento para reavaliarmos o Plano Decenal de Assistência Social, aprovado em 2016 e que se encerra agora, verificando o cumprimento de suas metas. É fundamental que as deliberações desta conferência, incluindo as aprovadas pelo governo de Roraima, dialoguem com as metas do plano decenal. Desejamos que este evento promova uma análise responsável e um diálogo construtivo, resultando em propostas e deliberações que melhorem significativamente a vida das pessoas em Roraima que necessitam da política de assistência social”, disse.
A presidente do Ceas, Cleres Alvarenga, afirmou que o evento é um marco importante porque em 2025 o Sistema Único de Assistência Social completa 20 anos.
“A conferência é o espaço em que o governo escuta a sociedade, onde a sociedade coloca as suas necessidades e demandas, e isso é transformado em propostas que vêm dos municípios. Todas são trabalhadas na Conferência Estadual, onde selecionamos as propostas prioritárias para ir à Conferência Nacional. Então, a conferência tem como objetivo fazer uma avaliação da política pública e listar as prioridades para dar continuidade a esse sistema que é importante para o nosso país”, explicou.

A 14º Conferência trabalhará com cinco eixos estratégicos durante os encontros, estabelecidos pelo Conselho Nacional da Assistência Social, sendo Universalização do Suas: Acesso integral com equidade e respeito as diversidades; Aperfeiçoamento contínuo do Suas: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social; Gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no Suas; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do Suas.
A conferência contará ainda com palestras, grupos de trabalho, votação de propostas e eleição de 24 delegados que irão representar Roraima na etapa nacional, marcada para os dias 6 a 9 de dezembro de 2025, em Brasília.

