
O Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), marcou presença na 52ª edição da ABAV Expo 2025, realizada neste ano no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento, um dos maiores do setor turístico da América Latina, reuniu representantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de empresários e operadores do turismo nacional e internacional.
O estande de Roraima chamou atenção do público ao apresentar roteiros, experiências e atrativos que valorizam a diversidade natural, cultural e gastronômica do Estado. Centenas de visitantes passaram pelo espaço, onde foram distribuídos materiais promocionais das três regiões turísticas roraimenses e a nova revista “Roraima – Um Destino, Mil Roteiros”, que tem como foco o turismo sustentável.
Durante o evento, Roraima participou do lançamento da Marca Amazônia, iniciativa que busca unificar a identidade turística da região em nível nacional e internacional.
“Essa marca representa um passo importante para fortalecer o turismo amazônico. Ela amplia a visibilidade de Roraima e ajuda o público a compreender a riqueza e o potencial da nossa região”, afirmou o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz.

Outro destaque também foi o lançamento do curso online Turistea, iniciativa que visa capacitar profissionais do setor para o atendimento inclusivo de pessoas autistas e seus familiares, colocando o Estado como referência nacional em turismo inclusivo.
“Roraima demonstra que é possível aliar turismo e inclusão. O Turistea nasceu em nosso Estado e agora se expande para todo o Brasil, reforçando nosso papel de protagonista em políticas de turismo acessível e de qualidade”, completou.
O espaço do Governo de Roraima também serviu como ambiente de negócios, aproximando empreendedores locais de operadoras de turismo e agências de viagem de todo o Brasil, fortalecendo parcerias para ampliar o fluxo de visitantes ao Estado.
Ainda conforme o diretor, a participação do Governo em iniciativas voltadas à inovação, inclusão e sustentabilidade consolidam Roraima em uma posição como destino emergente da Amazônia brasileira. “Isso promove o desenvolvimento regional e mostrando que turismo e responsabilidade ambiental podem caminhar juntos”, concluiu Muniz.

