Rorainópolis: Embrapa-RR promove evento para fortalecer protagonismo feminino no campo

Com inscrições gratuitas, o encontro é voltado para mulheres da agricultura familiar e indígena, além de produtoras rurais, pescadoras, representantes de cooperativas e organizações sociais ligadas ao setor. – Foto: Ascom | Embrapa

Mulheres ligadas à produção agropecuária familiar de diferentes regiões de Roraima estão convidadas a participar, nos dias 16 e 17 de outubro, do II Encontro Técnico de Mulheres Rurais, que será realizado no campus da Uerr, em Rorainópolis. Promovido pela Embrapa Roraima, em parceria com o Sebrae, Sistema Faerr/Senar e UERR, o evento tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino na agropecuária, ampliar o acesso a conhecimentos e tecnologias e contribuir para a promoção da segurança alimentar no estado.

Com inscrições gratuitas, o encontro é voltado para mulheres da agricultura familiar e indígena, além de produtoras rurais, pescadoras, representantes de cooperativas e organizações sociais ligadas ao setor. A proposta é criar um espaço de troca de conhecimento, valorizando a presença feminina nas cadeias produtivas rurais e contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar em Roraima.

Acesse o link e faça sua inscrição.

Programação

Durante os dois dias de evento, as participantes terão acesso a uma programação com mais de 50 atividades, entre palestras, oficinas, rodas de conversa e demonstrações práticas. Os temas abordados vão da bioeconomia ao empreendedorismo feminino, incluindo assuntos como políticas públicas para mulheres do campo, sustentabilidade dos sistemas agropecuários, agroecologia e sistemas agroflorestais.

Também serão discutidos tópicos voltados à meliponicultura, cajucultura e suas oportunidades de processamento, pós-colheita e beneficiamento da castanha-da-amazônia, além de sistemas de cultivo e manejo para espécies como açaizeiro, bananeira, maracujazeiro, pitaya, batata-doce, hortaliças, algodão e melão. Outros temas incluem o beneficiamento de pimentas, multiplicação de mandioca e o processamento mínimo de alimentos.

O evento também destaca o papel da mulher na pesca e apresenta experiências bem-sucedidas da agricultura familiar em diferentes biomas, como a Caatinga. Participam como palestrantes pesquisadores da Embrapa, além de especialistas de órgãos públicos, universidades e do setor privado. A programação inclui ainda degustações de produtos regionais e atividades de apoio à pesquisa e inovação no campo.

Além das atividades técnicas, o evento contará com ações sociais voltadas ao bem-estar das participantes, como atendimento psicológico, viabilizado por meio do Programa Mulher: Viver sem Violência, e a distribuição de kits de higiene. Outra iniciativa é a sala de acolhimento infantil, criada para atender as participantes que não dispõem de rede de apoio durante o evento. O espaço tem como objetivo garantir a participação integral das mulheres nas atividades, sem que precisem abrir mão do cuidado com os filhos.

Confira a programação completa aqui.

Para a Chefe-geral da Embrapa Roraima, a pesquisadora Hyanameyka Lima Primo, o encontro representa uma oportunidade de divulgar as pesquisas e ações da Embrapa e de parceiros, promovendo também a interiorização dessas iniciativas. “Queremos criar um ambiente de aprendizado e de troca de experiências, em que as mulheres possam se ver como protagonistas do desenvolvimento rural. É um movimento de fortalecimento das comunidades e de valorização do papel feminino na agricultura”, destaca a gestora.

A expectativa é reunir mais de 400 mulheres de diversas regiões do estado, com caravanas provenientes dos municípios de Boa Vista, Normandia, Cantá, Caroebe, São Luiz, Bonfim, Pacaraima, Baliza e Rorainópolis.

Parcerias e apoio

O II Encontro Técnico de Mulheres Rurais é uma ação de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima, viabilizada com recursos provenientes de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus.

A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, do Sistema FAERR/Senar e da Universidade Estadual de Roraima (UERR), além do apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Governo do Estado de Roraima, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (FAPERR), do Sistema OCB/RR, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (IATER) e das Prefeituras de Rorainópolis e Caroebe.

Serviço

II Encontro Técnico de Mulheres Rurais

Data: 16 e 17 de outubro

Local: UERR- Campus Rorainópolis

Inscrições gratuitas

Clarice Rocha

Veja também

Topo