
Foi realizado na última sexta-feira, 10, no auditório da Escola do Sesi Roraima, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção, como parte da programação da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat).
Neste ano, a campanha abordou o tema “Gestão eficaz de segurança e saúde no trabalho em altura na construção”, promovido em todo o país pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
O evento reuniu mais de 200 estudantes, com programação nos turnos da manhã e da tarde, incluindo palestra educativa sobre “Segurança e Saúde no Trabalho” e demonstrações práticas do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A iniciativa teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, destacando práticas preventivas essenciais à proteção da saúde e do bem-estar de futuros profissionais.
Durante as atividades, alunos e professores avaliaram de forma positiva a proposta. Para Sofia Araújo Sichinel, estudante do 8º ano B, ações como essa contribuem para ampliar a percepção sobre a importância dos cuidados preventivos.
“Acho muito importante ações como essas porque ajudam a preservar a saúde e o bem-estar dos alunos, já que muitos não têm essa noção de segurança. Com a palestra, aprendemos tomar todos os cuidados, principalmente no ambiente de trabalho”, disse.

O aluno Luiz Cristian Ribeiro, do 9º ano B, destacou que as orientações sobre o uso de EPIs reforçam a importância da prevenção em qualquer ambiente.
“Aprendi que os EPIs são essenciais para garantir nossa segurança em locais de risco, mas também devemos ter cuidados em todos os ambientes, até mesmo em casa”, avaliou.
A professora de Arte, Mariane Araújo Edwards, ressaltou o interesse dos estudantes e o caráter prático da ação. “Achei maravilhoso e muito interativo. Os alunos participaram e ficaram interessados. Acho que deveria haver mais atividades voltadas para esse tema”, observou.

Para o professor de Tecnologia, Rubens Feitosa Cardoso, a palestra reforçou o papel da escola na formação cidadã.
“A proposta foi de instrução voltada à segurança. Quando se trata desse tema, independente do ambiente, é sempre importante. Hoje, tanto alunos quanto professores saem mais conscientes”, destacou.
A Canpat é uma iniciativa de caráter educativo que busca reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, por meio da conscientização de trabalhadores e empresas sobre as boas práticas de segurança e saúde no trabalho.

