
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Doação
• A Assembleia Legislativa de Roraima abraçou a campanha “Doe Lenços”, que tem como objetivo arrecadar lenços para mulheres em tratamento contra o câncer. As deputadas Angela Águida Portella, Aurelina Medeiros, Catarina Guerra, Joilma Teodora e Tayla Peres se juntaram à campanha.
***
• A coleta dos itens ocorrerá de 20 a 29 de outubro no hall de entrada da ALERR, como parte da programação do movimento Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
***
• A entrega das doações será feita no dia 30 de outubro e vai beneficiar pessoas atendidas pela Liga Roraimense de Combate ao Câncer, pelo Centro Oncológico de Roraimae o Hospital de Amor.
Ambiental
• O IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, um dos principais eventos do país sobre controle e políticas públicas ambientais, vai abordar no dia 23 de outubro, os desafios do meio ambiente urbano.
***
• Sediado pelo Tribunal de Contas de Roraima, o evento reunirá especialistas para discutir temas cruciais como a prevenção de catástrofes climáticas, o financiamento da sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos.
***
• A abertura oficial acontece na quarta-feira, 22, a partir das 18h.O IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, do TCE-RR e do Instituto Rui Barbosa – IRB, e ocorrerá até 24 de outubro.
Ações afirmativas
• No dia 22 de outubro, a partir das 18h30, o Instituto de Antropologia da UFRR sediará as discussões sobre as bancas de heteroidentificação, mecanismo que integra as regras de diversos certames no País, inclusive os de ingresso em instituições públicas de ensino superior. As inscrições estão abertas.
***
• Com o tema “As Bancas de Heteroidentificação no Contexto Amazônico”, a mesa-redonda reunirá as professoras Mariana Pereira (CPH/UFRR), Edileuza de Jesus dos Santos (Campus Novo Paraíso/IFRR) e Iolete Ribeiro da Silva (Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas). A mediação será conduzida pelo professor Francisco Alves Gomes (Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR).
***
• Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Exposição
• Com o compromisso de valorizar a arte local e fortalecer o patrimônio cultural do Estado, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Centro de Memória e Cultura – CMC, inaugura nesta sexta-feira, 17, às 16h, a exposição temporária “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”, da artista plástica Alícia Bianca. O evento será realizado na sede do CMC.
***
• A exposição reúne obras que retratam a pluralidade cultural, as belezas naturais e as raízes do povo de Roraima, buscando despertar o olhar sensível para a identidade regional.
***
• O objetivo é incentivar o diálogo entre arte, sociedade e Justiça, promovendo a reflexão sobre pertencimento e diversidade cultural no Estado.

POR FALAR NISSO…
# Nesta sexta-feira, 17, é Dia da Valorização do Queijo de Leite Cru, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia do Eletricista, Dia do Profissional de Propaganda e Dia Nacional da Vacinação.
# Comemoram aniversário nesta sexta-feira, 17: Rosilene de Brito Pereira, Eduardo Jorge Silva Rocha e o gerente executivo do INSS Gelbson Braga Santos.
# No sábado, 18, comemoram aniversário: Gedeão André da Silva, Zacarias Castelo Branco e Walder Soares.
# No domingo, 19, comemoram aniversário: Roberta Leontina Xisto, a reitora do IFRR Nilra Jane Filgueira Bezerra, Wanessa Lobo de Matos, Pacaio Almeida, Rômulo Sérgio Lopes de Oliveira, Zeca Xaud, Glair Flores, Jane Wanderley Melo e Alexsander Sasso.
#O IFRR aderiu à Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas, documento estratégico que propõe diretrizes para a proteção do patrimônio cultural diante dos impactos das mudanças climáticas. A iniciativa é resultado de processo colaborativo coordenado pelo Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Icomos Brasil e pelo Comitê Brasileiro do Icom, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
# Giuseppe Marsocci assume como novo CEO do Grupo Armani, sucedendo Giorgio Armani. Com 23 anos na empresa, Marsocci promete dar continuidade ao legado do estilista. A decisão, unânime pelo Conselho de Administração, visa manter a essência da marca em um mercado de luxo em transformação.
# A Ashby Session IPA, uma cerveja produzida no interior de São Paulo, no município de Amparo, levou o Brasil a uma premiação internacional: a World Beer Awards 2025, sediada em Londres, que concedeu à produção o título de “World’s Best Bitter Over 5.5%” — a melhor cerveja com amargor acima de 5,5% de teor alcoólico, o reconhecimento máximo da categoria.

VIRALIZAR
• Com enfoque na luta contra o preconceito, bem como na busca por amizade e aceitação em meio a personagens inspirados em fábulas locais e na rica fauna e flora roraimense, o grupo Curupira Show prepara o filme “As aventuras de Priscila”, uma animação stop motion que será lançada no próximo dia 24/10, em exibição fechada na Escola Militarizada Tancredo Neves, e no dia 1º de novembro, aberto ao público no Cine Sesc Mecejana.
***
• O público-alvo inclui, entre outras, as comunidades étnicas, imigrantes e seus descendentes. Toda a animação tem como cenário o estado de Roraima, principalmente a capital, Boa Vista. A classificação do curta-metragem é livre, sendo que o projeto contemplará medidas de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal.
***
• O filme conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura e contrapartida do Governo de Roraima. Para saber mais sobre este e outros projetos do grupo Curupira Show, basta seguir o perfil no Instagram.
FLOPAR
• Uma turista de Florianópolis (SC), que não teve o nome revelado, foi multada em R$ 10 mil por tocar em uma tartaruga-marinha (Chelonia mydas) durante um banho de mar em Fernando de Noronha.
***
• Nas imagens é possível ver duas pessoas tocando no animal.
***
• A multa foi aplicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. A informação foi divulgada na última quarta-feira, 15.




