
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, nesta terça-feira, 21, por 18 votos, a obrigatoriedade de indústrias e fábricas indicarem nas etiquetas ou embalagens que os produtos foram feitos em Roraima. O Projeto de Lei nº 84/2021 segue para sanção governamental.
A lei, de autoria do deputado Eder Lourinho (PSD), estipula o prazo de um ano, a contar da sanção do texto, para que as empresas se adequem à nova regra. No caso de produtos enviados ao exterior, a informação “Made in Brazil” deve constar na embalagem ou etiqueta ou, se assim preferir, a frase pode estar no idioma do país comprador. A regra é a mesma para produtos em caixas.

“Em pouco tempo, Roraima será um dos estados do Norte do Brasil com o maior índice de produção de alimentos, abastecendo o mercado interno e exportando para o mercado internacional. Podemos assegurar que o nome do estado nos rótulos e embalagens dos produtos fabricados aqui vai valorizar a indústria local e fortalecer a imagem do estado onde quer que esses produtos sejam comercializados. Temos a convicção de que nossos produtos, que já são respeitados pela qualidade, serão ainda mais”, justificou o deputado.
O deputado Marcos Jorge (Republicanos) declarou que a matéria é importante para o conhecimento da população e para o fortalecimento das marcas locais.
“É preciso trabalharmos o sentimento de pertencimento e fortalecimento de quem trabalha, produz e empreende no estado. Além de apresentar meu voto favorável e parabenizar o deputado pela iniciativa, sugiro que a Casa Legislativa, através dos meios de comunicação, trabalhe o fortalecimento dos empreendedores, a importância de priorizar o que é fabricado em Roraima, para que a economia seja cada vez mais fortalecida”, defendeu Marcos Jorge.

Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

