
Roraima se torna o centro do debate nacional sobre sustentabilidade com a abertura do IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas nesta quarta-feira, 22. O evento, sediado pelo Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), ocorre no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tem como tema central “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do setor público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade.”
A palestra magna de abertura será realizada hoje, às 20h, pelo poeta e comunicador gaúcho Fabrício Carpinejar. Ele abordará o tema “Transformação pelo afeto: que ninguém seja invisível ao seu lado.” O evento, já conta com mais de 1.000 inscritos e contará com a presença de autoridades como o Ministro vice-presidente do TCU, Jorge Antonio de Oliveira Francisco e o juiz conselheiro Fausto de Carvalho Simões, do Tribunal de Angola.
O objetivo do congresso, que segue até 24 de outubro, é fortalecer o debate sobre a emergência climática e o papel das instituições públicas na fiscalização e indução de políticas ambientais eficazes, especialmente na Amazônia. Para o estado, sediar o evento é uma oportunidade estratégica de colocar Roraima no centro da discussão nacional e promover a troca de experiências para o desenvolvimento sustentável.

Destaques da Programação (Dias 23 e 24)
Após a abertura nesta quarta-feira, a programação técnica se aprofunda nos dias seguintes:
• Quinta-feira (23/10): O primeiro dia de painéis será focado nos desafios do meio ambiente urbano e na governança local. Os debates abordarão a prevenção de catástrofes climáticas, o financiamento da sustentabilidade nos municípios e a gestão de resíduos sólidos.
• Sexta-feira (24/10): O último dia do evento será voltado a temas estratégicos para o futuro da Amazônia. As discussões incluirão a transição energética e a exploração de petróleo e gás na região, a vulnerabilidade dos povos tradicionais e o fortalecimento do controle externo ambiental.
O IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

