IFRR apoia a campanha “Armário Social: Resgatando a Dignidade”, promovida pelo Escritório Social de Roraima

A ação arrecada roupas, calçados e livros em bom estado de conservação, destinando-os a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. – Fotos: Gildo Júnior

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Reitoria e de campi da instituição, é parceiro do projeto social Armário Social: Resgatando Dignidade, campanha desenvolvida pelo Escritório Social de Roraima em cooperação com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A iniciativa promove a arrecadação de roupas, calçados, livros e brinquedos em bom estado de conservação para pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.

Por meio do gesto simples da doação, o projeto tem como propósito ser uma ação humanitária contínua de promoção do resgate da dignidade e da autoestima. As peças arrecadadas são entregues a pessoas em processo de reinserção social, algumas delas em situação de vulnerabilidade e com vínculos familiares fragilizados.

De acordo com o Escritório Social de Roraima, o Armário Social representa um chamado à empatia e à corresponsabilidade social, fortalecendo a rede de solidariedade entre instituições públicas e a sociedade civil. Além do IFRR, participam da campanha órgãos como o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, a Defensoria Pública e a Secretaria de Justiça e Cidadania.

Pontos de coleta no IFRR

Os pontos de arrecadação estão instalados nas seguintes unidades do IFRR:

– Campus Boa Vista (CBV)

– Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO)

– Campus Bonfim (CAB)

– Reitoria

As servidoras do IFRR Alizane Ramalho de Sousa Aniceto (CBV), Aline Lima Soares da Costa (CBVZO), Juliana Bezerra Machado (CAB) e Marcele Brito (Reitoria) são responsáveis por prestar esclarecimentos sobre a campanha nas respectivas unidades.

Marcele, que está à frente de um dos pontos focais da campanha, prestou esclarecimentos sobre os beneficiários e as doações. “O público atendido é realmente vulnerável. As doações podem incluir roupas para ambos os sexos e para diferentes faixas etárias”, disse.

Escritório Social

O Escritório Social de Roraima é a primeira unidade pública de assistência a pessoas egressas do sistema prisional e familiares no estado. Criado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Programa Fazendo Justiça e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o espaço reúne, em um único local, serviços de acolhimento psicossocial, qualificação profissional e encaminhamentos para políticas públicas de saúde, educação e moradia.

Localizado na Rua Araújo Filho, n.º 703, Bairro Centro, em Boa Vista, o escritório atua na reconstrução de trajetórias e na promoção da reinserção social de pessoas que cumpriram suas penas.

Solidariedade que transforma

Com o Armário Social: Resgatando Dignidade, o Escritório Social de Roraima e o TJRR, em parceria com o IFRR, buscam sensibilizar a comunidade sobre a importância da solidariedade e do respeito aos direitos humanos, reforçando o compromisso coletivo com uma sociedade mais justa e inclusiva.

Além do IFRR, outros órgãos são parceiros e também contam com pontos de coleta articulados. São eles: Ministério Público, Assembleia Legislativa, Fórum Criminal, Defensoria Pública do Estado, Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Escola do Legislativo.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Sofia Lampert

Veja também

Topo