Estudantes realizam visitas à Ocupação “Travessia”

Ainda é possível agendar horários para visitação gratuita. – Fotos: Pablo Felippe

A Ocupação Travessia, que celebra os 32 anos da Companhia Arteatro e os 18 anos do Usina Cultura, segue aberta ao público no Espaço Usina, localizado na rua Raio Solar, 509, Jóquei Clube. Grupos de alunos estão tendo a oportunidade de viver uma experiência poética e sensorial sobre memória, território, Amazônia e artes cênicas, durante as visitas mediadas à exposição que conta com instalações interativas.

Na manhã desta segunda-feira, 3, foi a vez de um grupo de alunos da Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi participar das atividades. Além das ações permanentes da Ocupação, as crianças do 3º ano do ensino fundamental, na faixa etária de 8 anos, assistiram à apresentação do espetáculo O Menino e o Barquinho da Banda Brincart (Cia Criart Teatral).

Ainda é possível agendar horários para visitação gratuita. Para garantir uma experiência completa, todas as visitas são mediadas, permitindo que visitantes de todas as idades interajam com as obras e participem de atividades educativas, oficinas, cinema infantil e performances.

O agendamento é gratuito, pelo Formulário on-line, e pode ser feito para grupos escolares, culturais e sociais e público em geral, em horários variados: manhã, tarde e noite e finais de semana.

Na quarta-feira, 5, está programada a visita de um grupo da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, das 19h45 às 21h45. Na oportunidade, será realizada uma oficina de criação de instrumentos de percussão com sementes, com o artista DoneS’Aunuru.

A Ocupação garante acessibilidade completa, com sessão em Libras e audiodescrição no próximo sábado (8), das 15h às 20h. Nessa data, a visitação será exclusiva para pessoas com deficiência visual e auditiva, a fim de oferecer um atendimento mais acolhedor e possibilitar que esse público vivencie a exposição de forma plena.

“Queremos que o público vivencie o teatro de forma participativa, conectando-se com as histórias e o território da Amazônia. Cada visita é um momento de troca e reflexão”, destaca Gyulle Anne Teixeira Cunha, mediadora cultural da exposição.

Já no próximo dia 10/11, será a vez da visita de alunos do Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio, das 14h às 16h30. Também haverá apresentação do espetáculo Compassos em Silêncio, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças. E no dia 12/11, participarão das atividades as crianças da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, das 14h às 16h30, com apresentação da Cena-Performance do Grupo Arte & Encuentros.

Agende sua visita gratuita/ Datas disponíveis:

● 05/11 (quarta) – 17h às 19h

● 07/11 (sexta) – 10h às 15h e 16h às 21h

● 08/11 (sábado) – 15h às 20h (sessão com Libras e audiodescrição)

● 10/11 (segunda) – 17h às 19h

● 12/11 (quarta) – 17h às 19h

● 16/11 (domingo) – a partir das 19h, sem agendamento prévio, durante a I Mostra de Cenas Curtas da formação Cena Roraima

Ficha Técnica

Curadoria: Pérola

Assistência de Curadoria: Sabrina Jacome

Educativo: Gyulle Anne Teixeira

Direção de Produção e Montagem: Edson Leite / Embuá Produtora Cultural

Produção e Montagem: Sabrina Jacome, Gyulle Anne Teixeira, Ykaro Amorin e Pérola

Projeção: Ykaro Amorim

Realização: Funarte

Idealização: Usina Cultura

Assessoria de Comunicação: Gersika Nascimento/ Puraqui Press

Design Gráfico: Julhy Van Den Verg / Arraia.br

Usina Cultura:

Silmara Costa – Gerência Executiva

Márcio Sergino – Coordenação/Direção Artística

Aravis – Assistência de Direção Artística

Pam Menezes Duarte – Produção Executiva

Gersika Nascimento

Veja também

Topo