Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Marcando presença na comemoração no último sábado, dos ex-funcionário do antigo Banco de Roraima, na ARBR: Simoni Lauer, Ana Regina Coelho dos Santos, Evaldo de Magalhães Freitas e Dôra Pereira. – Foto: Acervo Pessoal

Homenagem

• A Ocupação Travessia, que celebra os 32 anos da Companhia Arteatro e os 18 anos do Usina Cultura, traz em sua programação uma homenagem especial: a Mostra Anderson Nascimento de Cinema, nesta segunda-feira, 10, às 19h30, no Espaço Usina Cultura, localizado na Rua Raio Solar, 509, bairro Jóquei Clube.
***
• A Mostra presta tributo ao ator e dublador Anderson Nascimento, que faleceu há quase um ano e marcou profundamente o cenário artístico e cinematográfico de Roraima. Durante a sessão, serão exibidos cinco filmes em que ele atuou ou emprestou sua voz como dublador, além de um documentário em sua homenagem, todos curta-metragem, reafirmando sua importância na formação de uma geração de artistas locais.
***
• Com curadoria do cineasta e escritor Aldenor Pimentel, a ação é uma parceria entre os cineclubes Usina e Harmonia e Ritmo e integra a programação da Travessia, exposição que tem encantado o público com experiências sensoriais, instalações interativas e mediação educativa sobre memória, Amazônia e artes da cena. A entrada é gratuita e o público pode aproveitar para visitar a exposição Travessia, que segue aberta até o dia domingo, 16, com visitas mediadas agendadas para grupos escolares, culturais, sociais e público em geral. As visitas à exposição continuam com agendamento gratuito disponíveis no Formulário on-line

Lançamento

• Uma pesquisa inédita, realizada por juristas com amplo conhecimento do setor de saúde no Brasil e no mundo, evidencia a urgência do debate sobre o poder e os limites da indústria farmacêutica.
***
• “Condutas Anticompetitivas no Setor Farmacêutico”, dos juristas Luiz Augusto Hoffmann e Pedro Victhor Lacerda, é a primeira obra brasileira a consolidar mais de cem casos de práticas abusivas contra a livre concorrência, analisados por autoridades antitruste em países como Brasil, Estados Unidos, União Europeia, China, Índia e África do Sul.
***
• Com base em decisões oficiais, a pesquisa mostra como abusos de patentes, manipulação de preços e litigância de má-fé têm restringido o acesso da população a medicamentos essenciais, distorcido a concorrência e drenado recursos dos sistemas públicos de saúde. O prefácio da obra é assinado pela Dra. Ludhmila Hajjar, uma das cardiologistas mais conceituadas do país.

Honraria

• Na manhã da última quarta-feira, 5, a Assembleia Legislativa de Roraima – ALERR realizou uma Sessão Especial para a entrega da Comenda Orgulho de Roraima.
***
• A solenidade ocorreu no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a pedido do deputado Renato Silva, que presidiu a sessão, e contou com a presença de autoridades, policiais e familiares dos homenageados.
***
• A honraria foi concedida ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal – PRF em Roraima, Marcelo Aguiar da Silva, e ao delegado da Polícia Civil, Fernando Bruno de Souza.

Práticas antirracistas

• Reflexão, debate e compromisso com uma sociedade mais justa estarão em pauta na próxima semana nas duas instituições federais de ensino superior da capital roraimense: IFRR e UFRR.
***
• As discussões fazem parte do Seminário de Políticas de Ações Afirmativas: Perspectivas Coletivas em Práticas Antirracistas. O evento é aberto ao público, e as inscrições já podem ser feitas neste link.
***
• Na terça-feira, 11, às 19 horas, ocorrerá o primeiro encontro na UFRR, com o tema “Práticas Antirracistas para Enfrentar o Racismo”. Na quarta-feira, 12, às 19h30, será realizado o segundo encontro, desta vez no IFRR, com o tema “Práticas Antirracistas para Fortalecer a Democracia”.

Quem comemorou aniversário no domingo, 9, foi o engenheiro civil Suiami Almeida, a desejamos tudo de bom. – Foto: Acervo pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 10, tem início a COP30, em Belém do Pará. Também é Dia do Trigo e Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

# Comemoram aniversário nesta segunda-feira, 10: Calixto Bernaldo, Marcelo Freitas, Daniel Souza de Oliveira, Elói Nascimento e Ana Rita Branco Menezes (Leia-se Padaria Araribóia), a quem dedicamos a coluna.

# O médico Jean Marc Perrin passará um ano trabalhando em um projeto do Médicos Sem Fronteiras, no Chade, continente africano.

# Faltam apenas 3 dias para o início do XIX Festival da Damurida – edição 2025, na quarta-feira, 13, e encerramento no sábado, 15, na comunidade indígena Malacacheta no município do Cantá. A programação é extensa e variada.

# O Centro de Acolhimento ao Autista, programa da ALERR, foi parceiro na inauguração da primeira placa de Comunicação Alternativa e Aumentativa em espaço público de Boa Vista. A estrutura foi instalada na manhã da última quinta-feira, 6, no Bosque dos Papagaios. A placa apresenta imagens, pictogramas e fotografias que representam ações, sentimentos e elementos do local. As cores cumprem papéis específicos no processo comunicativo, em que o verde, por exemplo, indica verbos, enquanto o branco é utilizado para os animais do bosque. Essa organização visual facilita o entendimento e a expressão de pessoas que utilizam a comunicação alternativa.

# Foi divulgado na última quinta-feira, 5, o resultado da seleção do Prêmio UERR de Literatura 2025. A coluna registra que na modalidade: poema, a acadêmica Regeane Kellen Castro Siqueira, de Rorainópolis, do curso de Ciências Humanas com Ênfase em Educação Indígena EAD/UAB, coordenado pelo professor de Filosofia e escritor Edgard Zanette, venceu o prêmio com o poema: “O Paradoxo do Tempo”. A solenidade da certificação da premiação acontecerá nesta segunda-feira, 10, no Campus Boa Vista. Em tempo: a acadêmica é considerada uma guerreira, pois sofreu um grave acidente e recuperou-se recentemente.

# A Academia de Gravação anunciou nesta sexta-feira os indicados ao Grammy, a premiação de maior prestígio da indústria da música. Caetano Veloso e Maria Bethânia estão entre os nomeados na categoria melhor álbum de música global, pelo disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo” lançado em maio deste ano.

Também comemorou aniversário no domingo, 9, a querida professora Janaina Nascimento. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Em toda a Alemanha, apenas uma cidade entrou na lista dos 62 melhores destinos de viagem do mundo para o próximo ano, compilada pela revista de viagens “Condé Nast Traveller”: Frankfurt am Main.
***
• Segundo a revista, a lista “Melhores Lugares para Ir em 2026” inclui destinos que impressionam pela inovação, cultura e hospitalidade, entre outros aspectos. Frankfurt am Main será a Capital Mundial do Design no próximo ano, tornando-se o momento perfeito para visitá-la, escrevem os autores.
***
• Mais de 200 eventos estão planejados. A inauguração da Academia Judaica, prevista para o próximo ano, também é mencionada, criando um centro pioneiro de educação, intercâmbio e cultura no bairro de Westend.

FLOPAR

• O estudo pioneiro “Mapeamento da sociobioeconomia: bases para políticas de inclusão energética na Amazônia Legal” do Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, lançado na última quarta-feira, 5, mostra que mais de 84 mil estabelecimentos extrativistas nos estados da Amazônia Legal estão sem acesso algum à energia elétrica.
***
• O estudo sistematizou os dados dos nove estados da Amazônia Legal avaliando produção vegetal, atividades agroextrativistas e acesso à energia elétrica das milhares de famílias que vivem da floresta como extrativistas, agricultores familiares e comunidades tradicionais.
***
• Seu objetivo é subsidiar decisões governamentais e estratégias de inclusão produtiva, promovendo desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e valorização da sociobioeconomia. Leia o documento no site do IEMA. Roraima, Amazonas e Pará concentram os maiores índices de exclusão elétrica entre estabelecimentos extrativistas, com 74%, 66% e 45% sem acesso, respectivamente.

Registro para a posteridade do casal, o roraimense Isaque Ferreira & Dalylla Gonçalves, no dia do casamento na última quinta-feira, 6, no Templo da Assembleia de Deus, em Boa Vista. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo