
Este ano, a Expoferr Show 2025 recebeu um recorde de inscritos na vaquejada. Foram 620 senhas no total, e por conta disso as provas se estenderam até o domingo, 9, quando ocorreu o encerramento oficial.
A competição reuniu participantes de diversas regiões do Brasil como Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Amazonas, e foi organizada pela Secretaria de Vaquejada Coco Babaçu – empresa especializada no ramo – com apoio do Governo de Roraima.
Há 15 anos no ramo, Neto Mota, organizador e responsável da Coco Babaçu, pontuou a movimentação na economia e o crescimento da vaquejada em Roraima. Além da arena, o esporte impulsiona setores como hotelaria, comércio e turismo, ao atrair visitantes de vários Estados para competir e prestigiar a Expoferr Show 2025.
“A vaquejada em Roraima cresceu demais e isso é muito positivo, principalmente na economia, porque mexe com as lojas de agropecuária, os tratadores de animais. Na época do evento, são envolvidos hotéis, restaurantes e outros setores da economia. Esse ano pela primeira vez tivemos mais de 600 inscrições e isso é extraordinário, é o Estado se consolidando”, destacou Neto.
Competição
Desde a quarta-feira,6, terceiro dia da feira, os vaqueiros fizeram a melhor performance para garantir o pódio. Cada competidor precisava derrubar uma quantidade determinada de bois entre duas faixas, conforme o desempenho avançava para a fase final.
As 620 senhas estavam divididas nas categorias: mirim (de 10 a 16 anos), feminino, master (acima de 45 anos), porto, aspirante, amador e profissional. A premiação distribuída entre as categorias soma um montante de R$ 131 mil.
Este ano, direto do Rio Grande do Norte, Vitor Duré liderou a categoria profissional e se consolidou campeão na Expoferr Show 2025 pela primeira vez. Com 36 anos, ele tem lembranças de mais de duas décadas competindo como vaqueiro.
“Essa é a minha primeira vez aqui na Expoferr e consegui ganhar o primeiro lugar com gratidão a Deus por tudo e pela família que torce sempre por mim. Fiquei admirado com essa festa, muita gente. Desde os 12 anos que vou para a vaquejada, mas essa foi maior que eu vi assim, com exposição, negócio, tudo bonito. Agradeço à galera de Boa Vista pelo convite e apoio que eu tive aqui e espero voltar no próximo ano de novo”, compartilhou Duré.
Protagonismo feminino na vaquejada
Quando se fala em vaquejada é do senso comum imaginar um homem de bota, chapéu e as rédeas do cavalo na mão. Mas, a mulherada tá ganhando espaço e o pódio no esporte também.
Essa é a história da Emanuelly Costa, que aos 23 anos é empresária e engenheira civil. E mais do que isso, já acumula alguns títulos de vaquejada na Expoferr. Em 2023 foi o primeiro ano a conquistar o título na categoria feminino e em 2025 seguiu o feito dividindo o primeiro lugar no pódio com Cariline Silva.
“A Expoferr é um evento que a gente aguarda todos os anos e que desperta emoção, porque tem muito público assistindo. O governo está de parabéns pela organização e eu estou muito grata a Deus por pegar um pódio esse ano”, celebrou Emanuelly.
Mas a história dela com os cavalos já vem de berço, aos 6 anos de idade já começou o contato com os animais, aos 15 já competia e batia esteira na vaquejada para o pai. Para ela, ver o esporte crescendo é motivo de comemoração.
“É um esporte mais masculino, onde as pessoas olham e não veem uma mulher correndo, mas a nossa categoria feminina vem crescendo, aparecendo mais mulheres e isso é muito bom para o nosso esporte, principalmente aqui no estado de Roraima” completou a campeã da categoria feminina.
Ranking Vaquejada
Potro
1º Paulinho Vaqueiro (O.C Ranch)
2º Gláucio Macedo (Macedão Ranch)
3° Gabriel de Agostinho (Superm.Goiana/Tarciso Rebouças)
Master
1º Alexandre Lima (Parque Luiz Miguel)
2º Silvestre (NJB Madeiras)
3° Zé de Itaituba (Fazenda Lua Linda/Recanto Sonho Meu)
Mirim
1º Cera Vaqueiro (Fazenda 2ª/Parque Maria dos Remédios)
2º Davi Queiroz (Grupo Portela/Fazenda Verdum)
3° Cera Vaqueiro (Fazenda 2ª/Parque Maria dos Remédios)
Feminina
1º e 2º Cariline Silva (Parque Luiz Miguel / Fazenda São Marcos
3° Manu Costa (Vidraçaria Banho Box/Dr. Zenon)
Aspirante
1º Marcus Vinícius (Fazenda Pai e Filho)
2º Victor Vaquerim (Açougue Saraiva)
3° Victor Vaquerim (Açougue Saraiva)
Amador
1º Hannery Mota (Dep.Estadual Armando Neto) / Kaique Alves (Academia América) / Líniker Holanda (Haras N.S de Fátima
4° Victor Agostinho (Parque Inácio Cordeiro)
Profissional
1º Vitor Duré (Parque Luiz Miguel)
3° Gabriel de Agostinho (Parque Inácio Cordeiro)



