Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Ilustrando a coluna, a artista plástica Petita Brasil. – Foto: SupCom/ALERR

Honrarias

• A Assembleia Legislativa de Roraima agraciou com a medalha do Mérito Legislativo, na categoria Grande Mérito, o comandante-geral da PM, cel PM Overlan Lopes Alves, e com a comenda Orgulho de Roraima outros 42 policiais Militares do Estado, na última segunda-feira, 10.
***
• A iniciativa atendeu a Decretos Legislativos aprovados e promulgados pela ALERR, de autoria dos deputados Gabriel Picanço, Marcos Jorge, Rárison Barbosa e do presidente Soldado Sampaio, pela dedicação e compromisso com a preservação da ordem pública, manutenção da segurança, priorização e proteção dos cidadãos roraimenses.
***
• A medalha da “Ordem do Mérito Legislativo” é concedida a soberanos, chefes de estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, de Tribunais de Contas, da Defensoria Pública, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, funcionários públicos, desportistas e outras personalidades, pelos relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público. Ela compreende duas categorias: grande mérito e mérito especial. A primeira é destinada a premiar as obras de grande relevo, em geral, praticadas por altas autoridades do estado. Já a segunda é concedida para reconhecer os méritos excepcionais de indivíduos e instituições relevantes para Roraima.

Exposição

• Ainda da Assembleia Legislativa de Roraima, e por meio do Instituto de Documentação, Acervo e Memória do Poder Legislativo Roraimense, em parceria com a Superintendência de Comunicação, realiza a exposição “Patrimônio Histórico Arquitetônico de Roraima – cores, formas e memórias que contam nossa história”. A abertura da mostra ocorreu na quarta-feira, 12, e segue até o dia 1º de dezembro, no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos, localizado no hall da Casa.
***
• A iniciativa destaca a riqueza arquitetônica do estado e resgata memórias que ajudam a contar a história de Roraima.
***
• Composta por 35 obras, sob a curadoria de Cecy Lya Brasil, a mostra é uma homenagem aos 37 anos do Estado. As artistas plásticas Perpe e Petita Brasil retratam as belezas e o simbolismo das construções que marcaram a história de Roraima, preservando memórias afetivas locais.

Especialização

• O Campus Boa Vista do IFRR lançou na última segunda-feira, 3, o Edital 25/2025, que trata de vagas remanescentes para dois cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade educação a distância – EAD: Gestão Escolar Indígena e Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica – EPT.
***
• Veja as vagas disponíveis e os polos de oferta:Gestão Escolar Indígena: Amajari (23), Boa Vista (1), Cantá (11) e Normandia (6); Educação a Distância na EPT: Bonfim (20), Mucajaí (10), Pacaraima (20) e São Luiz do Anauá (20).
***
• As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Gerenciamento de Concurso do IFRR, no período de 5 a 16 de novembro. Confira a página do certame neste link.

Esporte

• Com sete títulos no masculino e seis no feminino, o Brasil é o país mais vitorioso da história do mundial de Vôlei de Praia, refletindo não apenas a qualidade técnica dos atletas, mas também a estrutura consolidada do esporte, com circuitos nacionais, centros de treinamento especializados e uma cultura de valorização do vôlei de praia apoiada por incentivos governamentais provenientes da Lei Agnelo Silva e do Programa Bolsa Atleta.
***
• Os repasses provenientes da Lei Agnelo Piva (Lei nº 10.264) para o voleibol têm desempenhado papel fundamental na manutenção da excelência esportiva.

Registro do comandante-geral da PM, cel PM Overlan Lopes Alves, agraciado com a medalha do Mérito Legislativo, na categoria Grande Mérito, pela ALERR, na última segunda-feira, 10. – Foto: Nonato Sousa

POR FALAR NISSO…

# Nesta quinta-feira, 13, é Dia Mundial da Gentileza.

# Comemoram aniversário nesta quinta-feira, 13: a defensora pública Drª Elcianne Viana de Souza, a também defensora pública Drª Alessandra Andrea Miglioranza, Dinalva Gonçalves de Oliveira Melo, Jaci Sá, Fatima Barbosae Elson Tertulino.

# Começa o XIX Festival da Damurida nesta quinta-feira, 13, na comunidade indígena Malacacheta, no munícipio do Cantá, com uma extensa programação até sábado, 15. No sábado, acontecerá a inauguração do Prado Tuxaua José Ailton Cruz, com corrida de cavalos e premiação aos vencedores. Mais informações: Tallysson (95) 99139-4096 I Tuxaua José Ailton (95) 99141-2203.

# Até que enfim um político está denunciando em suas redes sociais, o que acontece com as reformas em Pacaraima do Hospital Estadual Délio de Oliveira Tupinambá e com o Colégio Estadual Militarizado Cicero Vieira Neto, que há anos sofrem reformas, que nunca terminam e quem ficam prejudicados são os munícipes. Falamos do vereador Professor Luizinho (PSD). Alô, Alô, os órgãos de fiscalização e controle de fato e de direito.

# Na última segunda-feira, 10, o lendário Oráculo de Omaha publicou sua última carta pela Berkshire Hathaway. Aos 95 anos, Warren Buffett se despede da companhia após seis décadas de atuação — período em que se tornou um dos homens mais ricos do planeta, com um patrimônio estimado em US$ 150 bilhões (R$ 797 bilhões).

O jovem Joel Souza embelezando a coluna. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• O Instituto Cultural Casa da Mãe Preta realizanos dias 21 e 22 de novembro, o Furdunço da Consciência Negra 2025 — uma edição especial do tradicional evento que celebra a força, a arte e a ancestralidade do povo negro.
***
• O encontro vai acontecer na sede do Instituto, localizada na Av. São José, 602 – Bairro Alvorada, em Boa Vista (RR), com entrada gratuita e programação aberta ao público.
***
• Durante dois dias, o espaço se transforma em um grande festival de cultura, pertencimento e resistência, reunindo atividades artísticas, oficinas, rodas de conversa e apresentações que exaltam a beleza, a história e a sabedoria das tradições afro-brasileiras e amazônicas. Mais informações: (95) 98413-1404 – whatsapp | Instagram @maepretacasa

FLOPAR

• Ignorando os apelos de defensores dos direitos dos animais para que denuncie as touradas e seus vínculos com o catolicismo espanhol, o Papa Leão XIV está se alinhando aos bispos do país, que continuam relutantes em condenar a crueldade desse popular e sangrento espetáculo.
***
• Principais organizações de proteção animal, que reiteraram seus pedidos para que o papa desvincule o catolicismo das touradas, demonstraram frustração com sua hesitação em abordar a questão da justiça ecológica — apesar de sua ênfase teológica no cuidado com a criação, seguindo o exemplo do Papa Francisco.
***
• Defensores dos direitos dos animais enfatizam a crueldade da prática sangrenta. Grupos de proteção animal também lembram o decreto histórico De Salute Gregis Dominici, promulgado por Papa Pio V em 1º de novembro de 1567, que excomungava automaticamente qualquer pessoa que apoiasse ou assistisse a uma tourada. As touradas na Espanha remontam ao ano 700.Nem a Sala de Imprensa da Santa Sé nem a Conferência Episcopal Espanhola responderam aos pedidos de comentário.

Marcando presença na coluna, o delegado da Polícia Civil, Fernando Bruno de Souza, na cerimônia em que foi agraciado recentemente com a Comenda Orgulho de Roraima pela ALERR. – Foto: Marley Lima

Veja também

Topo