
O 13º Fórum de Integração de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Roraima (Forint/IFRR) foi aberto, na tarde desta terça-feira, 26, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), sede da edição de 2025.
A cerimônia teve início com apresentação do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), conduzida pelo maestro Claudionor Alves. O repertório incluiu o Hino Nacional e o de Roraima, além de outras peças. O momento cultural contou ainda com a participação da cantora infantil Sofia Menezes, de 10 anos, que emocionou o público cantando a música “Gente Humilde”.
Na sequência, gestores da instituição destacaram o trabalho coletivo que viabilizou o evento. A reitora do IFRR, professora Nilva Jane Filgueira, os diretores-gerais dos cinco campi e a presidente da Comissão Central do Forint, professora Márcia Brazão, ressaltaram o empenho das equipes.
Encerrado o protocolo de abertura, o evento recebeu a convidada de honra, a professora Emanuele Junges, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus São Vicente do Sul.
Mostras artísticas integram o ambiente do evento
Além das atividades em auditório, o público encontra no espaço externo diversas exposições e estandes.
Pinturas e poemas do Proarc
Nos painéis próximos à entrada principal, estão expostas as obras vencedoras da 5ª edição do Concurso de Arte e Cultura – Proarc/IFRR 2025. Lançado em outubro, o concurso mobilizou estudantes, egressos, servidores e comunidade externa, valorizando produções inéditas sobre o tema “Arte e Cultura Roraimense”.
Mais informações sobre o concurso estão disponíveis na página oficial.
Exposição Retratos de Artistas Autistas
A mostra do professor e artista plástico Leandro Brito apresenta retratos de artistas diagnosticados com transtorno do espectro autista que atuam em diferentes linguagens artísticas. A exposição está instalada no hall da biblioteca do CBV
Feira Criativa e Feira Literária
O público também encontra artesanato variado, itens de papelaria e livros de autores locais. Entre os expositores está a professora e escritora Pétira Santos, que apresenta obras infantis com temática indígena. Também estava presente o escritor Willy Rilke, trazendo livros, de sua autoria, sobre poemas e prosas,
Programação segue até sexta-feira, 28
O Forint segue até 28 de novembro, com mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentações de projetos.
Mais informações na página oficial do evento.



