Ação do Teamarr: roda de conversa inspira adolescentes sobre profissões e futuro acadêmico

Atividade, promovida pelo Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, teve início nesta quarta-feira, 15, e terá novos encontros nos dias 22 e 29 deste mês. – Fotos: Alfredo Maia / Nattacha Vasconcelos | SupCom/ALERR

O Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), iniciou, nesta quarta-feira, 15, a ação “Roda de conversa: profissões e suas contribuições na sociedade”, voltada aos adolescentes do Grupo Terapêutico de Habilidades Sociais e Emocionais.

O projeto tem como objetivo apresentar diferentes possibilidades profissionais e trajetórias inspiradoras, especialmente com convidados que também são autistas ou mães de autistas. A programação se estende até o fim do mês, com novos encontros nos dias 22 e 29 de outubro.

A deputada Angela Águida Portella é presidente do Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa.

Para a presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), o grupo de crianças e adolescentes com idade entre 12 e 18 anos tem a oportunidade de conhecer um leque de profissões, suas responsabilidades, contribuições para a sociedade e avaliar de que forma cada uma delas impacta a vida das pessoas.

“Dentro do [transtorno do] espectro autista nós temos diferentes níveis de habilidades. Algumas pessoas têm dificuldade de interação e outras interagem mais facilmente. Cada indivíduo tem suas próprias particularidades, que devem ser consideradas ao escolher uma profissão. Esse momento [roda de conversa] foi pensando com muito carinho. Grande parte desses profissionais é autista e essa reflexão vai despertar o interesse dessas crianças e adolescentes”, ressaltou a parlamentar.

A enfermeira e socorrista Gerlivane Freitas é mãe de dois adolescentes atendidos pelo Teamarr.

A abertura da roda de conversa contou com a participação da enfermeira e socorrista do Samu, Gerlivane Freitas, que compartilhou a própria história profissional e pessoal com os adolescentes.

“É uma honra ser convidada. Tenho dois filhos que fazem terapia no Teamarr e estão sempre presentes aqui. Desde criança, por ter asma e viver em hospitais, decidi que queria trabalhar na área da saúde e, por isso, quis ser alguém que agisse rápido para ajudar o outro. Espero que minha história inspire esses jovens, assim como um dia alguém me inspirou”, ressaltou.

A psicóloga do Teamarr, Erefica Santos, é uma das idealizadoras da roda de conversa.

Uma das idealizadoras da iniciativa, a psicóloga do Teamarr, Erefica Santos, falou sobre a necessidade de aproximar os adolescentes de profissionais de diferentes áreas, especialmente neste momento de transição.

“Muitos deles estão prestes a ingressar na faculdade e enfrentam dúvidas e ansiedade. A ideia é que, ao ouvir relatos reais sobre as carreiras, consigam compreender melhor os desafios e as conquistas de cada área e, assim, fazer escolhas mais conscientes”, explicou.

À tarde, a programação seguiu com a participação da educadora física Marieta Augusta, no Plenarinho da ALERR. O jovem Ramsés Rodrigues, 16 anos, participou da dinâmica, disse ter gostado da palestra, mas revelou que quer mesmo é desenvolver seus próprios jogos de computador.

“Adoraria desenvolver minhas próprias DLCs [conteúdos adicionais que podem ser baixados para jogos já existentes]. Quero criar minhas próprias histórias e fazer muito sucesso”, disse, empolgado.

Ramsés Rodrigues integra o grupo de habilidades do Teamarr.

Programação segue até o fim de outubro

As rodas de conversa acontecem todas às quartas-feiras, até o dia 29 de outubro, com diferentes convidados e temas:

● Dia 22/10 (9h às 10h30) – João Marcelo (Biomédico)

● Dia 22/10 (14h30 às 16h) – Angela Águida Portella (Parlamentar)

● Dia 29/10 (9h às 10h30) – Patrick Leal (Policial Rodoviário Federal)

● Dia 29/10 (14h30 às 16h) – Rhadachy Wakiyama (Jornalista)

Anderson Caldas

Veja também

Topo