Uma investigação realizada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da equipe da Delegacia de Bonfim, recuperou na noite desta quinta-feira, 31, um veículo Toyota SW4 que havia sido roubado no bairro Caçari, em Boa Vista, na madrugada do dia 16 de junho de 2023. A operação foi realizada numa ação integrada que envolveu a Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Bonfim e autoridades da Guiana.
De acordo com informações prestadas pelo delegado Hugo Cardias, que presidiu as diligências o veículo foi roubado na posse de duas mulheres. Elas chegavam na casa de uma delas, por volta de 1h30 da manhã, quando foram surpreendidas por três homens em um veículo Gol vermelho.
“Eles roubaram todos os pertences das vítimas, incluindo documentos pessoais, celulares, R$ 1.000 em espécie e o veículo Toyota SW4. As mulheres foram abandonadas amarradas em uma área rural próxima à vila de Santa Cecília, no município de Cantá,” relatou o delegado.
Informações levantadas pela Polícia Civil à época davam conta de que o veículo tinha cruzado a fronteira para Guiana e seguiu para a Capital Georgetown.
“Desde que soubemos que o carro estava em território estrangeiro, começamos uma articulação com nossos contatos na Guiana. Contamos com o apoio direto da Polícia Federal e de um oficial que esteve envolvido na operação, além de uma rede de colaboração que facilitou o retorno do veículo ao Brasil,” afirmou o delegado.
Segundo o delegado, o veículo foi trazido até Lethem, onde a recuperação foi concluída com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Bonfim.
“A cooperação com essas forças foi essencial para o sucesso da operação. Temos uma integração muito positiva com a Guarda e a PM de Bonfim, o que fortalece ações como esta. Sempre que uma das forças realiza uma apreensão ou recuperação, há uma troca de esforços para garantir que todos estejam envolvidos no processo de restituição,” acrescentou ele.
Hugo Cardias destacou ainda a importância da atuação do Policial Federal e do oficial da Guiana.
“Essa ação evidencia o comprometimento e a integração entre as forças de segurança brasileiras e internacionais. Podemos dizer que foi um exemplo de profissionalismo e cooperação, garantindo a recuperação do bem e o apoio às vítimas,” concluiu o delegado Hugo Cardias.
O veículo já foi restituído ao proprietário. As investigações referentes ao roubo do veículo, visando identificar os autores do crime, está em andamento no 3º DP (Distrito Policial), onde foi instaurado Inquérito Policial por portaria, em parceria com o GRI (Grupo de Resposta Imediata).