
O Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) promoveu, nesta quinta-feira, 11, um curso de argiloterapia com a participação de mães de beneficiários do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). A ação continua nesta sexta-feira, 12, e tem como objetivo proporcionar um momento de aprendizado, bem-estar e incentivo à geração de renda para as famílias atendidas pelo programa.
A argiloterapia é uma prática terapêutica e estética que utiliza as propriedades naturais da argila para o cuidado com a pele e o relaxamento do corpo, o que contribui para a saúde física e mental. Durante a oficina, as participantes aprendem desde a coleta sustentável da argila até as etapas de preparação e produção de itens artesanais.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, ressaltou o objetivo da oficina em unir autocuidado e acolhimento em ações voltadas às mães do Teamarr.

“Nós estamos no mês do Setembro Amarelo e, neste mês em especial, estamos realizando ações de acolhimento e autocuidado. Hoje, em especial, esta ação também tem o propósito de incentivar essas mães a, com o material que estão recebendo durante o tratamento, poderem transformar isso em fonte de renda, tornando-se artesãs de argila”, explicou.
Uma das participantes foi a vendedora Ângela de Oliveira, mãe de um menino atendido pelo Teamarr. Ela relatou os avanços do filho e como a oficina a motiva a buscar novas oportunidades.
“Quando meu filho chegou aqui, foi iniciado o tratamento com neuropsicóloga e psicopedagoga. Ele desenvolveu bastante e eu estou muito satisfeita com os resultados. Já quando me ligaram oferecendo o curso, achei ótimo, até mesmo pelo autocuidado, para a gente também se valorizar e, quem sabe, ter uma renda extra que ajude a nossa família”, contou.

A oficina é ministrada pela artesã Ana Karla Vieira Bastos, que explicou como o processo envolve sustentabilidade e empreendedorismo.
“A primeira etapa é a coleta sustentável da argila, aproveitando apenas os barrancos já expostos. Depois vem a decantação, peneiramento e preparo do material. No segundo dia, ensinaremos a montar os produtos, finalizar e até abordar o cliente, para que elas possam transformar esse conhecimento em renda extra”, explicou.
Sobre o Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Lá, são realizadas terapias, encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
Os interessados nos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

