![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/afyacursomedicina1.jpg)
A trajetória consolidada da Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, inicia um novo capítulo: a possibilidade de expansão no Norte do Brasil, com a abertura de curso de Medicina no município de Cantá (RR) por meio do Programa Mais Médicos 3. O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira, 31, a relação das mantenedoras admitidas na primeira etapa do processo, com a classificação da Afya para a região, que ocorreu por meio da instituição de ensino Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos – Itpac.
A Afya tem forte presença no Norte do país, com 17 unidades de ensino, sendo 13 de graduação e quatro dedicadas à pós-graduação. Entre as unidades de graduação, seis integram o Programa Mais Médicos 2. Juntas, essas instituições oferecem 1.070 vagas em cursos de Medicina nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
Com mais de 25 anos de trajetória, a Afya iniciou sua operação no interior do Tocantins e, desde então, expandiu sua presença pelo país. Suas 32 escolas de Medicina já formaram mais de 21 mil médicos, consolidando a instituição como referência na formação de profissionais de saúde.
Além disso, a Afya investe continuamente no aperfeiçoamento de sua matriz curricular, que se destaca pela integração de aulas práticas e tecnologias de ponta desde o primeiro período do curso. Esse modelo inovador garante uma formação mais completa e alinhada às demandas reais da profissão, sendo amplamente reconhecido pela comunidade acadêmica. Como reflexo desse compromisso com a excelência, 90% dos cursos de Medicina da Afya possuem notas 4 e 5 na avaliação do MEC.
Pioneira no Programa Mais Médicos, o grupo conta hoje com 11 instituições integradas ao programa, contribuindo diretamente para a transformação das comunidades onde atua. Com a terceira edição do Mais Médicos, o Governo Federal prioriza a interiorização e a ampliação do acesso à saúde, possibilitando mais 5,7 mil vagas de Medicina.
“A Afya tem um compromisso sólido com a expansão do ensino médico em regiões que mais precisam de profissionais qualificados. A classificação para a segunda etapa do Mais Médicos 3 reforça nosso propósito de levar formação de excelência para o interior do Brasil, fortalecendo a rede de saúde local e promovendo impacto direto na qualidade do atendimento à população. A chegada de um curso de Medicina representa não apenas uma nova oportunidade educacional, mas também econômico e um avanço para toda a estrutura de saúde da região”, avalia Luiz Cláudio Pereira, diretor acadêmico de graduação da Afya.
O município de Cantá, com cerca de 18 mil habitantes, integra a regional de saúde Centro Norte. Nesta primeira etapa, o Ministério da Educação avaliou a análise documental e a capacidade econômico-financeira das mantenedoras. A próxima fase, com resultado previsto para o dia 28 de março, analisará o mérito das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras. O desfecho do processo está previsto para o dia 30 de maio.
Expansão
Além do curso pleiteado em Cantá, a Afya busca abertura de cursos em outras 22 cidades, em diferentes regiões do País, confirmando sua abrangência enquanto maior hub de educação em saúde e soluções para prática médica do Brasil.
Desde 2019, as instituições da Afya já realizaram mais de 3 milhões de atendimentos de saúde gratuitos para as comunidades onde estão inseridas. Em 2023, a empresa estabeleceu a meta de alcançar 5 milhões de atendimentos gratuitos até 2030, reforçando seu compromisso com o impacto social e sua conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Além da graduação, a Afya conta com 20 unidades de pós-graduação em áreas médicas e de saúde, além de um amplo portfólio de soluções digitais que apoiam a prática médica no dia a dia. Com essa estrutura, a Afya se dedica a formar, atualizar e oferecer suporte contínuo aos médicos ao longo de toda a sua jornada profissional.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de Medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 21 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.