Agricultoras do Lavrado celebram o Dia do Agricultor com iniciativas agroecológicas

Coletivo de mulheres Camponesas do Lavrado fortalece a agricultura familiar em Roraima, promovendo sustentabilidade e economia solidária. – Foto: Ascom/AVSI Brasil

Em celebração ao Dia do Agricultor, destacamos a inspiradora trajetória do Coletivo Camponesas do Lavrado, formado por quatro mulheres agricultoras em Roraima. Marinalva, Miriam, Edileusa e Adriane estão à frente de uma iniciativa que vai além do cultivo de alimentos: elas promovem a agricultura familiar de base agroecológica, sem o uso de agrotóxicos, contribuindo significativamente para a segurança alimentar e a geração de renda.

Trabalhando de forma colaborativa, cada uma delas desenvolve sua roça e juntas montam cestas agroecológicas que são comercializadas diretamente na Universidade Federal de Roraima. Esta prática não só garante produtos frescos e de qualidade à comunidade, mas também fortalece os princípios da Economia Solidária, como a autogestão, a cooperação, o comércio justo e o consumo solidário.

“Vejo o grupo Camponesas do Lavrado como uma inovação. A partir do momento em que outras pessoas enxergarem através dos nossos olhos, as coisas serão totalmente diferentes,” afirma Adriane entusiasmada com o crescente interesse pelo trabalho do coletivo. Miriam complementa: “Hoje em dia, conseguimos notar uma diferença, pois há mais pessoas curiosas, querendo saber sobre o nosso trabalho e o que estamos fazendo”.

O Coletivo Camponesas do Lavrado desenvolveu técnicas inovadoras para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, como os canteiros suspensos protegidos, que garantem a produção sustentável. Este avanço é apoiado pelo projeto Boa Vista Acolhedora, que visa o desenvolvimento urbano sustentável e a promoção de cidades inclusivas e resilientes.

Através de projetos como o Boa Vista Acolhedora, que apoia o coletivo, a AVSI Brasil se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com as metas da ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável. A iniciativa também contribui para os ODS 1, 5, 8, 10, 11, 12, 13 e 17, promovendo impactos positivos em diversas comunidades urbanas, periurbanas e rurais.

Projeto Boa Vista Acolhedora

O projeto visa a economia circular, regenerativa e inclusiva, especialmente beneficiando brasileiros e venezuelanos em situação de vulnerabilidade. Tendo como financiadores a União Europeia e apoiado pela Fundação Banco do Brasil, o projeto é desenvolvido pela AVSI Brasil em parceria com diversas entidades, incluindo Fundação AVINA, Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, Prefeitura Municipal de Boa Vista, Pacto Global – Rede Brasil, Operação Acolhida e a Agência da ONU para Refugiados – ACNUR.

AVSI Brasil

A AVSI Brasil é uma organização do terceiro setor que promove o desenvolvimento de pessoas em situações de vulnerabilidade e emergência humanitária. Com mais de 57 projetos em diversas áreas, a AVSI Brasil beneficia diretamente mais de 873 mil pessoas em todo o país.

Thaís Silveira
Topo