
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, promove, nesta sexta-feira, 3, e sábado, 4, o 1º Seminário Estadual da Cadeia Produtiva do Cacau. O evento reunirá produtores rurais, técnicos, instituições financeiras e especialistas para debater inovação, sustentabilidade, tecnologias e oportunidades de crédito para o fortalecimento da cacauicultura no Estado.
O seminário acontece no pavilhão da Igreja Católica, no Centro de Caroebe, onde serão debatidos temas como acesso ao crédito fundiário, inovações tecnológicas para a agricultura familiar, sustentabilidade na produção de cacau, diversificação de culturas e aproveitamento de subprodutos. Também haverá aulas práticas em unidades produtivas e discussões sobre agregação de valor ao produto, com foco em fortalecer toda a cadeia produtiva em Roraima.
De acordo com o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o seminário foi idealizado após um diálogo com produtores locais, a partir de visitas da Casa Legislativa ao município.

“Surgiu a partir de uma demanda dos produtores de cacau do sul do Estado, em parceria com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, ao reconhecerem o potencial da cadeia produtiva do cacau. Por isso, decidimos firmar essa parceria, trazendo especialistas de dentro e de fora de Roraima. Nosso objetivo é apoiar essa atividade agrícola, que já envolve quase 600 famílias e vem se consolidando como uma nova força da agricultura familiar em nosso Estado”, informou Sampaio.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da ALE-RR, deputado Armando Neto (PL), destaca a importância de iniciar esse movimento pela região sul.
“Estamos liderando esse primeiro seminário para fomentar a inovação, a tecnologia e a capacitação dos nossos produtores de cacau. Este encontro é um marco para unir quem já cultiva cacau e quem quer ingressar na atividade. Assim, esse é o primeiro evento de troca de informações para alavancar a produção em Roraima, especificamente no município de Caroebe, que é onde a gente dá esse pontapé inicial”, declarou o parlamentar.

Programação
A programação do seminário inclui dois dias e foi pensada para oferecer capacitação prática e teórica aos produtores.
2 de maio (sexta-feira)
– 7h: café da manhã
– 8h30: abertura oficial e apresentação de autoridades
– 9h30: palestra sobre Crédito Fundiário, com Claudete Teixeira Novais, representante da empresa VR-Agro
– 10h30: inscrições de participantes
– 12h: almoço
– 14h: palestra “Cacauicultura na Agricultura Familiar”, com Francisco Hildemburg Bezerra, técnico e produtor de cacau em Rondônia
– 16h: rodada de conversa com instituições financeiras e produtores
– 17h30: Encerramento das atividades do dia
– 20h: Jantar
3 de maio (sábado)
– 7h: café da manhã
– 8h30: palestra “Cacauicultura no Modelo Agroecológico e Sustentável”, com Dr. Ubirajara Gomes Moreira, biólogo e produtor de cacau no Pará
– 9h30: inscrições de participantes
– 10h30: palestra sobre mercado internacional e nacional do cacau, com Cláudio da Conceição Coimbra, empresário e produtor de cacau em Rondônia
– 11h30: inscrições
– 12h30: almoço
– 14h: visita a uma unidade produtiva com aula prática
– 16h: palestra “Agregação de Valor com o Processamento das Amêndoas”, com Maria Elízia Nazarko Coimbra
– 17h: interação e encerramento