O diagnóstico da cadeia produtiva do açaí roraimense marca o início de uma estratégia abrangente destinada a fortalecimento da cultura, onde é previsto o plantio de mais de 2.100 hectares da fruta nos próximos anos.
Em 2019, no município do Cantá, o agricultor Paulo Serra trabalhou de forma intensa na plantação e na comercialização do açaí em Roraima. Hoje ele gerencia cinco mil pés da fruta distribuídos em quatro hectares. “Comecei inicialmente para consumo próprio, mas ao perceber o potencial do agronegócio no Estado, expandi minha produção para fins comerciais”, observou.
Bastante atuante na região, Serra adotou cuidados especiais com o solo e o clima. Utilizando palha de arroz como fertilizante e irrigação por aspersão. Com a aplicação da tecnologia na prática, ele tem garantido qualidade e produtividade superiores em sua plantação de açaí.
“Essas práticas não só melhoram a qualidade da colheita, mas também aumentam minha renda com a venda de mudas. Além disso, planejo investir na fabricação de café de açaí”, reforçou.
O município do Cantá tem se destacado como polo produtor, com empresários como Mauro Nakashima também adotando abordagens criativas. Em um espaço de 10 hectares, Nakashima vem implementando um projeto agroflorestal inovador, buscando integrar agricultura, ecoturismo e agroindústria.
“Nosso sistema agroflorestal busca emular a própria dinâmica da natureza, o que tem sido amplamente utilizado no Brasil e no mundo para a recuperação de áreas degradadas, promovendo uma nova floresta sustentável”, enfatizou.
O potencial do açaí em Roraima não passa despercebido, e para maximizar a estruturação da cadeia produtiva, o Estado lançou um programa estratégico, que visa incentivar o plantio e cultivo de 2.100 hectares de açaizeiros entre 2024 e 2030, além de fornecer apoio ao processamento agroindustrial e impulsionar o emprego e a renda por meio da açaicultura, facilitando ainda a exportação de derivados do fruto.
“O diagnóstico surge em resposta à crescente demanda desse setor, permitindo uma avaliação detalhada da situação atual e do potencial econômico para o nosso Estado. Nesse objetivo, o Governo de Roraima vem propondo melhorias para ampliar oportunidades de trabalho e renda”, concluiu o coordenador da Agricultura Familiar e Indígena da Seadi, Sausalem Bastos.
O fruto
A polpa de açaí é bastante versátil e pode ser usada de várias maneiras. Aqui estão algumas sugestões:
Açaí na tigela: Tradicional na região amazônica, esta é a maneira mais popular de consumir a polpa de açaí. Misture-a com farinha de mandioca ou de tapioca, e ainda frutas, granola, mel ou outros ingredientes da sua escolha para criar uma tigela de açaí nutritiva e deliciosa.
Sucos e smoothies: Adicione a polpa de açaí aos seus sucos e smoothies favoritos para um impulso extra de antioxidantes e sabor.
Sorvete de açaí: A polpa de açaí pode ser usada como base para fazer sorvete caseiro ou sorvetes de picolé. Basta misturá-la com leite, açúcar e outros ingredientes de sua escolha, e depois congelar.
Geleias e molhos: Você também pode usar a polpa de açaí para fazer geleias ou molhos para sobremesas, panquecas, waffles ou carnes grelhadas.
Barras energéticas: Misture a polpa de açaí com ingredientes como aveia, nozes, sementes e mel para fazer barras energéticas caseiras e saudáveis.
Cobertura para sobremesas: Use a polpa de açaí como cobertura para bolos, tortas, pavês ou qualquer outra sobremesa de sua preferência.
Molhos para saladas: Você pode fazer molhos para saladas saborosos e saudáveis usando a polpa de açaí como base, combinando-a com ingredientes como azeite de oliva, vinagre balsâmico e ervas frescas.
Michel Sales