Água para Todos: Governo de Roraima inaugura dois novos poços artesianos em Rorainópolis

Um poço foi aberto no bairro Nova Vitória, na sede do município, e outro na Vila Boa Esperança, Vicinal 16, na região de Nova Colina. – Fotos: Ascom/Caer

Nesta quinta-feira, 22, o Governo de Roraima entregou mais dois poços artesianos no município de Rorainópolis, sendo um no bairro Nova Vitória, na sede do município, e outro na Vila Boa Esperança, Vicinal 16, na região de Nova Colina. A entrega das obras da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) contou com a presença de autoridades e moradores das localidades.

Sobre as obras, o governador Antonio Denarium afirmou que o trabalho para universalizar o acesso da população à água potável é uma bandeira da gestão do Governo, executada com maestria pela Caer.

“Estamos ampliando para garantir que o acesso à água potável seja um direito de todos os roraimenses no interior e na capital. Hoje finalizamos em Rorainópolis, mas são obras que levamos para todos os municípios, e na próxima semana teremos a inauguração do novo sistema de abastecimento de água do João de Barro em Boa Vista”, declarou.

Conforme o presidente da Caer, James Serrador, a parceria com a prefeitura de Rorainópolis foi de grande importância para ampliar o fornecimento de água no município.

“Esses investimentos são uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Rorainópolis, um esforço conjunto e determinante para que a água potável chegue a todos os lares do município. São obras de grande dimensão que vão contribuir para universalizar o acesso à água potável em todo Estado”, ressaltou o presidente.

O poço artesiano do bairro Nova Vitória vai aumentar a capacidade de abastecimento em 40 mil litros/horas, que somados aos 11.400 metros de extensão de rede de água construídos pela Caer no bairro, vão beneficiar mais de 450 residências. Para suprir toda demanda da região, a companhia está finalizando outro poço no mesmo bairro.

O sistema de abastecimento de água potável da Vila Boa Esperança conta com um poço artesiano, com capacidade para produzir 10 mil litros/horas, 3.600 metros de rede e um reservatório elevado com capacidade para 20 mil litros, que vão beneficiar média de 180 residências com água potável e encanada.

“Essas novas estruturas de abastecimento de água são de grande relevância para a população, pois vão trazer mais qualidade de vida para os moradores”, disse José Passos, que é morador do município.

Mais investimentos

Em agosto desse ano, 600 metros de extensão de rede, com tubulação de 100mm foram construídos para reforçar o abastecimento de água entre o bairro Gentil Carneiro e o bairro Osmar Pereira, na sede de Rorainópolis.

Para garantir a pressão adequada da rede de abastecimento de água do bairro Osmar Pereira e parte do bairro Santa Felicidade, a perfuração de mais um poço artesiano está em andamento e 13 mil metros de rede adutora de 60mm foram construídos.

Em dezembro de 2023, a nova sede administrativa da Companhia foi entregue, dando mais comodidade e agilidade no atendimento à população.

Entre as melhorias realizadas pela Companhia no município, está também a duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Água, realizada em 2022. A obra contemplou também a instalação de um sistema de filtros russos e um novo conjunto motobomba para captação de água do rio Anauá, garantindo a eficácia do abastecimento da localidade.

Nova estrutura vai reforçar abastecimento de bairros

O sistema de abastecimento de água da sede do município conta com um sistema de captação de água e mais 16 poços artesianos. Desses, seis foram perfurados por meio do Programa Água para Todos e reforçam o abastecimento de água nos bairros Parque das Orquídeas, Parque Amazônia, Novo Horizonte, Suelândia, Nova Vitória e Osmar Pereira.

No município, a Caer atende mais quatro vilas com água potável, sendo as vilas de Martins Pereira, Nova Colina, Equador e Jundiá, juntas, as vilas possuem 14 poços artesianos, desses, três foram perfurados na atual gestão.

Neuzelir Moreira

Veja também

Topo