O Governo de Roraima concluiu a construção de três poços artesianos e reativou mais uma unidade no interior do Estado. A Vila Novo Paraíso, no município de Caracaraí, foi beneficiada com a construção de um novo poço; Caroebe com duas unidades; e São Luiz do Anauá com a reativação. As obras são executadas pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
Na Vila Entre Rios, a companhia ativou mais uma agência, para disponibilizar atendimento aos clientes. As estruturas estão prontas para uso e aguardam apenas que a concessionária de energia elétrica ative o serviço nas unidades. Investimento de mais de R$ 600 mil realizados por meio do Programa Estadual Água para Todos, que vai beneficiar 3.860 famílias que moram nas localidades.
Segundo o presidente da Caer, James Serrador, investir em estruturas de abastecimento e de atendimento à população, aumenta a qualidade de vida dos usuários.
“Com os novos poços, haverá mais água disponível nessas localidades, tanto para abastecer as casas dos moradores, quanto para o comércio local, gerando impacto positivo sobre a economia local e a gerando qualidade de vida. Estamos passando por um período crítico de crise hídrica, enfrentando baixa disponibilidade de água em vários municípios. Então ampliar o acesso à água potável é uma questão de humanidade e saúde”, explicou Serrador.
Terceira etapa de perfuração de poços
No começo de 2024, a Caer iniciou a terceira etapa de perfuração de poços, como parte do Programa Água para Todos, prevendo a perfuração de 50 poços em todo Estado, sendo 30 no interior e 20 na capital. Até o momento, dez localidades foram beneficiadas, totalizando 15 novos poços no interior.
Dois poços foram perfurados em São Luiz do Anauá; um em Pacaraima; um em São João da Baliza; dois poços na Vila Campos Novos, município de Iracema; um na Cidade Santa Cecília, município do Cantá; um em Novo Paraíso, três em Rorainópolis e dois em Caroebe. Além disso, mais dois poços serão entregues no município do Cantá, sendo um na Vila Santa Rita e outro na Félix Pinto.
Para o primeiro trimestre deste ano, está programada a perfuração de mais um poço na vila São José, no município do Cantá e outro na sede de Pacaraima.