Albuquerque protocola PDL para sustar efeitos da resolução que homologou reajuste da energia em Roraima

O deputado esteve recentemente na diretoria Aneel, juntamente com a Bancada do Republicanos, buscando soluções para o aumento de 24,13% na conta de energia. – Fotos: Ascom Parlamentar

Após reunião na Aneel da qual participou juntamente com seus pares da bancada do Republicanos de RR, o deputado federal Albuquerque decidiu agir e protocolou PDL 10/2016, para sustar a Resolução Homologatória nº 3.565/2026 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pela qual o conta de energia do roraimense subiu 24,13%. Pela matéria, o cálculo questionando foi pautado em critérios meramente matemáticos, produzindo resultados socialmente desastrosos e economicamente abusivos para a população.

De acordo com Albuquerque, a Agência reguladora falhou em não promover um escalonamento do impacto financeiro, quando da inclusão do único que estado que não fazia parte dos sistema nacional de energia. O parlamentar esclareceu ainda, que o estado lida com altos índices de desemprego e uma severa crise migratória, além do clima que favorece altas temperaturas durante todo o ano e faz da energia elétrica um serviço essencial para sobrevivência e qualidade de vida. Para Albuquerque, o reajuste empurra milhares de famílias para a inadimplência e para o subsequente cerceamento do acesso à energia.

O deputado alegou ainda, que setor produtivo local vislumbrava na interligação ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a redução de custos e a atração de investimentos e, agora, se vê em um cenário oposto, o que pode acarretar o fechamento de postos de trabalho e o retrocesso econômico regional.

“Esperamos que nosso PDL siga uma tramitação rápida para que uma solução seja apresentada a sociedade de Boa Vista, que não merece ser penalizada desta forma”, afirmou Albuquerque.

Veja também

Topo