ALE-RR aprova reconhecimento de sete instituições como de utilidade pública

Casa Legislativa ainda aprovou honrarias, moções de aplausos e de pesar, bem como requerimentos referentes a reuniões e eventos. – Foto: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) aprovou, nesta quarta-feira, 18, 11 projetos de decreto legislativo (PDL) que declaram diversas instituições como de utilidade pública. As entidades atuam na saúde, educação, cultura, esporte, assistência social e meio ambiente, com foco na contribuição do desenvolvimento do Estado.

Entre essas entidades, está a Associação Atlética Acadêmica Invictus (PDL nº 61/2024), que promove o esporte universitário e atividades acadêmicas. O autor da proposta é o deputado Renato Silva (Podemos).

“A organização Atlética Invictus desempenha há muitos anos um papel fundamental na sociedade, promovendo competições esportivas, além de iniciativas com impacto social, econômico e cultural no Estado de Roraima”, afirmou o parlamentar.

Outras dez instituições foram reconhecidas pelo parlamento roraimense como de utilidade pública:

● Instituto Educacional de Desenvolvimento Técnico Social em Ação do Estado de Roraima – Estação RR (PDL nº 67/2024, de autoria do deputado Rarison Barbosa);

● Associação Centro Terapêutico de Recuperação e com Inserção Social da Pessoa com Dependência Química (PDL Nº 69/2024, de autoria do deputado Lucas Souza);

● Associação Cultural Capoeira Blinda Vidas, que utiliza a capoeira como ferramenta de inclusão social e cultural (PDL nº 75/2024, autoria do deputado Marcos Jorge);

● Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Roraima, que atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes (PDL nº 89/2024, autoria do deputado Isamar Júnior);

● Associação Bom Samaritano (ABS), voltada para a saúde, educação e gestão hospitalar (PDL nº 91/2024, autoria do deputado Renato Silva);

● Associação Beneficente Lugar de Refúgio, que promove programas de saúde, educação, cultura e meio ambiente (PDL nº 92/2024, autoria do deputado Dr. Meton);

● Associação de Pescadores Artesanais e Aquicultores de Roraima, que apoia a pesca e a aquicultura sustentável (PDL nº 93/2024, autoria do deputado Marcos Jorge);

Com a ratificação do PDL em plenário, a instituição se torna apta a receber recursos públicos e privados para a manutenção e continuidade das próprias atividades, permitindo que as ações da entidade possam ser expandidas a outras pessoas.

Para consulta integral dos textos, basta acessar o Sistema de Apoio do Processo Legislativo da ALE-RR.

Entrega de honrarias

Ainda na sessão plenária, os parlamentares aprovaram simbolicamente cinco PDLs que concedem honrarias a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou se destacaram áreas de atuação específicas.

Entre as honrarias aprovadas, está a Comenda Orgulho de Roraima a José Wanderley Andrade Lopes, músico paraense conhecido como “Wanderley Andrade”. A autoria da proposta é do deputado Armando Neto (PL).

De iniciativa do deputado Dr. Meton (MDB), foi aprovada a Ordem do Mérito Legislativo ao ex-presidente José Sarney, em que se reconhece a contribuição do ex-presidente da República ao fortalecimento das instituições democráticas e atuação em prol da Amazônia.

Além deles, os parlamentares ratificaram dois PDLs propostos pelo deputado Soldado Sampaio. Ambos se referem à Comenda Orgulho de Roraima aos servidores do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar) e a Rubens Pereira e Silva, atual secretário estadual de Articulação Política do Maranhão reconhecido pela atuação política e administrativa durante o período em que residiu em Roraima.

Também foi aprovada a entrega da Comenda Orgulho de Roraima a Dalaique Luduvik da Costa Gomes, em reconhecimento à dedicação no âmbito da segurança pública. O PDL nº 57/2024 é de autoria do deputado Lucas Souza (PL).

Requerimentos

Ainda de forma simbólica, os deputados aprovaram requerimentos que preveem a realização de sessões com homenagens e eventos de relevância regional. O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio, solicitou uma sessão especial para esta sexta-feira (20), às 9h, destinada à entrega de comendas a personalidades.

Outros dois requerimentos foram aprovados. O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) propôs transformar a sessão plenária de 12 de março de 2025 na 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico, em consonância com deliberações da 27ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). Já o deputado Marcos Jorge (Republicanos) requereu uma sessão especial em 20 de fevereiro de 2025 para homenagear destinatários de comendas aprovadas em decretos legislativos de 2023.

Moções

A Moção nº 54/2024, proposta pelo deputado Renato Silva, foi aprovada e homenageia as alunas Ana Hestefany da Silva e Rayssa Raniely Souza da Silva, e os professores Sidney Araújo de Sousa e Lidyane Mattos, pela conquista do 3º lugar na Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), realizada em Belém (PA), com o projeto ecológico desenvolvido por estudantes da comunidade Raimundão I.

Já a Moção nº 55/2024, também de Silva, presta pesar pelo falecimento do Sr. Felipe Pereira da Costa, ocorrido em 9 de dezembro, com condolências à família e amigos.

De autoria do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), a Moção nº 56/2024 presta homenagem póstuma aos familiares, amigos e alunos da professora Jocivânia Alves de Melo Bezerra, de 46 anos, integrante da rede municipal de ensino de Boa Vista, cujo falecimento ocorreu em 12 de dezembro de 2024.

Anderson Caldas

Veja também

Topo