Nesta terça-feira, 28, a Assembleia Legislativa (ALE-RR) celebrou um acordo de cooperação técnica (ACT) com o governo de Roraima, visando estabelecer parceria entre os Poderes para capacitação e treinamento de servidores e população do Estado.
Por meio da Escola do Legislativo (Escolegis) e a Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração (Segad), o acordo foi assinado pelo governador do Estado, Antonio Denarium (PP), o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União).
O acordo amplia as possibilidades de ofertas de cursos e qualificações da Escolegis e da Escola de Governo, instituições que oferecem capacitações para servidores públicos e também para a população em geral. Soldado Sampaio destacou que a sociedade roraimense só tem a ganhar com a parceria entre as instituições.
“A ideia dessa cooperação técnica é para que a gente possa unir forças e qualificar ainda mais nossos servidores da Assembleia, do Executivo, em especial a juventude, que precisam de uma qualificação profissional para adentrar ao mercado de trabalho”, declarou Sampaio.
Para o governador, o acordo de cooperação demonstra a harmonia entre os Poderes estaduais e facilita os processos educacionais tanto para a administração pública quanto para a sociedade.
“Roraima é o estado do Brasil que teve a maior redução de taxa de desemprego. Nesse sentido, é muito importante capacitar a nossa população para que essas pessoas possam entrar no mercado de trabalho e com um rendimento muito melhor. Dessa forma, nós estamos valorizando o trabalho em parceria com a Assembleia Legislativa e valorizando toda a população”, destacou Denarium.
Já a parlamentar Catarina Guerra (União) ressaltou que a parceria com o governo vai expandir as atividades da Escolegis. “A gente busca por meio da Escola do Legislativo dar qualidade, fazer realmente o diferencial na vida dos nossos alunos. E tendo essa possibilidade de expansão da estrutura oferecida pelo governo, vamos poder chegar aonde a Escolegis hoje não consegue. Esse termo vem para dar ainda mais suporte, autonomia e mais possibilidade de transformação na vida dos nossos alunos”, disse.
Segundo Brenno Carvalho, diretor da Escolegis, mais de 90 mil inscrições foram realizadas pela Escola do Legislativo entre 2021 e 2023. Com o ACT, aumentam as possibilidades de cursos, sobretudo para a população do interior do Estado.
“Nós temos hoje uma limitação, em que a Assembleia Legislativa não possui lugares físicos permanentes, e o governo do Estado possibilita isso. A Escolegis pode participar dos cursos com os professores, técnicos e material didático, e o governo entra com a parte física, estrutural, com laboratórios de informática e demais salas, o que possibilita o aumento do nosso lastro de cursos ofertados”, concluiu o diretor.
Anderson Caldas