ALE-RR orienta estudantes de Amajari sobre a importância da ouvidoria

Ação ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias de Souza; pelo menos 100 alunos do Ensino Médio participaram da ação. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

Com a palestra “O que é uma Ouvidoria?”, a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) visitou mais uma escola, por meio do projeto Ouvidoria Estudantil, com objetivo de orientar estudantes sobre o exercício da cidadania. Dessa vez, a equipe esteve no Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias de Souza, no município de Amajari, na tarde desta quinta-feira, 29.

Assessora técnica da Ouvidoria, Liliane Bessa

Conforme a assessora técnica da ouvidoria legislativa, Liliane Bessa, este é um projeto pioneiro em Roraima que busca atender a todos os municípios. Até o momento, 50% das cidades do estado já receberam a Ouvidoria Estudantil.

“Sabemos das dificuldades que os alunos que vivem no interior enfrentam no dia a dia. A Ouvidoria Estudantil será uma importante ferramenta para eles apresentarem suas demandas e, conforme constatado o problema com a escola, apresentamos a manifestação deles para resolução”, explicou.

Pelo menos 100 alunos do Ensino Médio, com idade entre 15 e 24 anos, participaram da explanação sobre a função de uma ouvidoria, como funciona e os caminhos para implementar o espaço de escuta nas escolas, a fim de estreitar o canal de comunicação entre os estudantes e a gestão escolar.

Gestora pedagógica do Colégio, Ana Marcilene.

Para a gestora pedagógica da unidade, Ana Marcilene Rodrigues Bispo, a iniciativa do Poder Legislativo mostra que o Parlamento enxerga todos os municípios do Estado e que a ação desencadeia a sensação de pertencimento.

“Acredito que vai agregar conhecimento e tornar o aluno protagonista, além de mostrar que eles têm voz e vez na escola. Também acrescenta para os professores no desenvolvimento intelectual, o que permite o crescimento da escola”, pontuou.

Ao fim da palestra, os alunos escolheram os colegas que irão representá-los como ouvidores da unidade de ensino: os estudantes Querém Esteves e Guilherme Feitosa, ambos de 18 anos de idade.

Querém, do terceiro ano, se tornou a ouvidora, e reforçou que pretende ajudar os demais alunos ao levar as demandas deles à gestão escolar. “Com essa nova função, pretendo representar os estudantes. São muitas as demandas que precisamos encontrar as soluções”, disse.

Guilherme Feitosa 

Já o Guilherme, do segundo ano, foi selecionado como vice-ouvidor. Ele destacou que, junto à colega Querém, vai atuar para dar voz aos estudantes do Colégio. “É um momento de muita alegria, pois vamos ter uma voz que antes não tínhamos. Então queremos ouvir os alunos, ter opiniões sobre mudanças e analisar a situação que vivenciamos”, refletiu.

Canais de atendimento

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima é um canal de comunicação para receber sugestões, reclamações e elogios da sociedade. A equipe tem 30 dias para dar uma resposta. Após esse período, se não houver retorno, a demanda será enviada à Corregedoria-Geral da instituição.

Os interessados podem enviar demandas por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona nas esquinas das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link.

Bruna Cássia

Veja também

Topo