ALE-RR transmite evento do MPC-RR sobre proteção dos povos originários e preservação ambiental

Transmissão ocorre pelo canal da TV Assembleia (canal 57.3) e YouTube do parlamento roraimense; transmissão vai possibilitar maior participação nos debates do evento. – Fotos: Jader Souza / Nonato Souza / Marley Lima | SupCom/ALE-RR

Nesta quinta, 21, e sexta-feira, 22, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa (ALE-RR) vai estar à frente da transmissão ao vivo do III Congresso MPC-RR – “Os Desafios para a Preservação da Amazônia”. O evento, que ocorre na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), é promovido pelo Ministério Público de Contas (MPC-RR) com foco nos direitos humanos e dos povos originários.

A transmissão será feita pela TV Assembleia, por meio do canal aberto 57.3, bem como pelo canal da Casa Legislativa no YouTube (@assembleiarr). Para a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, essa é uma oportunidade de expandir as discussões do evento.

Sonia Lucia Nunes, superintendente da Comunicação da ALE-RR.

“Este é o terceiro ano consecutivo em que a Casa Legislativa, por meio da TV Assembleia, transmite ao vivo os debates do congresso. É um evento essencial, especialmente em nosso Estado, onde temas como conflitos indígenas e garimpo ilegal são tão presentes. A transmissão democratiza o acesso, alcançando pessoas em Roraima, no Brasil e no mundo, ampliando a reflexão sobre os direitos humanos e os povos originários”, destacou a superintendente.

O evento

O congresso trará um time diversificado de especialistas, lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com o intuito de proporcionar diálogos sobre a proteção da população indígena, as políticas públicas na região de fronteira e os desafios ambientais.

A programação do evento inclui a presença do líder indígena Yanomami Davi Kopenawa; a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana; os jornalistas de renome nacional Caco Barcellos e Roberto Cabrini; e o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio.

Além de painéis e mesas-redondas, o evento terá oficina de comunicação voltada para jornalistas e acadêmicos da área com o repórter Daniel Camargos, celebrações artísticas, promoções de cultura e artesanato e entrega de honrarias.

Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, procurador-geral do MPC-RR.

Em entrevista ao programa “Parlamento de Ponta a Ponta”, da Rádio Assembleia (FM 98,3), o procurador-geral do MPC/RR, Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, destacou que o evento vai aprofundar temáticas relevantes da Região Amazônica.

“O congresso segue uma temática central, que é povos originários e direitos humanos. Este ano, vamos abordar temas bem amplos e transversais, como a preservação da Amazônia para os próximos anos. Teremos palestrantes renomados e um evento que une discussões sobre minorias e povos originários com uma visão integrada, conectando diferentes perspectivas e desafios”, informou o procurador.

A poetisa e ativista social Énia Lipanga está na segunda visita ao Brasil e, pela primeira vez, participa do congresso. Natural de Moçambique, ela vai ministrar um painel educacional de minorias, que aborda a diversidade cultural e os desafios enfrentados por mulheres moçambicanas.

Énia Lipanga é moçambicana e participará de painel sobre minorias

“Percebo que muita gente ainda não conhece Moçambique, apesar de sermos dois países irmãos que compartilham o mesmo idioma. Na minha palestra, vou falar sobre meu ativismo social em defesa dos direitos das mulheres, abordando questões como violência, empoderamento feminino e educação igualitária. Também vou mostrar como uso minha escrita como ferramenta para reivindicar esses direitos”, disse a poetisa.

Programação

21/11/2024 (quinta-feira)

18h30 – Abertura oficial: cerimônia de boas-vindas e introdução ao tema do congresso

19h – Composição de Mesa

19h30 – 20h30 – “O Papel dos Tribunais de Contas na Defesa das Minorias” – Palestrante: Sebastião Helvécio (vice-presidente do Instituto Rui Barbosa)

22/11/2024 (sexta-feira)

8h-9h – Credenciamento

9h10 – 10h – “Educação de Minorias – A Educação como Instrumento de Mudança Social” e “A Liberdade Feminina em Poesias” – Palestrantes: 1º tema – João Bandeira de Mello (presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON); 2º tema – Énia Lipanga (ativista); Ana Flávia Brasil (mediadora)

9h – 11h – Oficina de Comunicação: “Como investigar conflitos em áreas indígenas e como investigar ruralistas” (acadêmicos de Jornalismo e profissionais da área) – Palestrante: Daniel Camargos (Repórter Brasil)

10h05 – 10h30 – “Marco Temporal e os Direitos Originários de Demarcação de Terras Indígenas” – Palestrante: Junior Hekurari (presidente da Associação Hutukara) e Herick Feijó (mediador)

10h40 – 11h30 – “Políticas Públicas e Direitos Humanos” – Palestrantes: Rui Marcelo (procurador MPC/AM) e Durval Ângelo (conselheiro TCE/MG)

11h35 – 12h35 – “Jornalismo Investigativo na Amazônia” – Palestrante: Roberto Cabrini (jornalista da Rede Record) e Valéria Oliveira (G1 Roraima – mediadora)

12h30 – 13h30 – Intervalo de almoço

13h30 – 14h – Credenciamento

14h – Abertura 2ª parte – III Congresso MPC/RR

14h10 – 15h10 – “Diálogo e Cooperação: Parcerias das Comunidades Indígenas e Órgãos Governamentais” – Palestrante: Joênia Wapichana (presidente da Funai)

15h20 – 16h20 – “Comunicação na Amazônia” – Palestrante: Caco Barcellos (jornalista da Rede Globo de Comunicação) e Shirley Rodrigues (Folha de Boa Vista – mediadora)

16h30 – 17h30 – “Antropologia e Direitos Humanos” – Palestrante: Márcio Rosa (promotor do Ministério Público Estadual)

17h40 – 18h30 – “A Exploração do Território Yanomami e a Luta pela Sobrevivência” – Davi Kopenawa (líder indígena Yanomami)

18h30 – Encerramento

19h – Entrega Medalha Cruviana de Honra ao Mérito e Gestão Fiscal

Anderson Caldas

Veja também

Topo