Alícia Bianca toma posse na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia

A artista plástica vai ocupar a cadeira nº 329, tornando-se a mais jovem roraimense patrona imortal da Alaca – Fotos: Williamys Barros

A artista plástica Alícia Bianca Fernandes Silva, 19 anos, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima – UFRR, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 11, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), como integrante da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), ocupando a cadeira nº 329, tornando-se a mais jovem roraimense patrona imortal.

Sediada no Amazonas, a Academia é uma instituição cultural que possui o objetivo de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira.

A confreira Alícia Bianca foi convidada pelo presidente o escritor e jornalista Rômulo Sena, por meio de uma análise criteriosa e rigorosa de suas produções artísticas que contempla as riquezas amazônicas.

A Alícia Bianca iniciou na arte com 12 anos de idade, autodidata, percorre por diferentes estilos e técnicas, todas as suas artes são feitas à mão livre. Possui um currículo com 17 diversificadas premiações, tendo recebido prêmios em concursos de nível regional, nacional (São Paulo/SP e Rio de Janeiro) e internacional (Porto/Portugal, Viseu/Portugal e Torino/Itália).

“É com imensa gratidão e orgulho que recebo a honraria de ser a mais jovem roraimense a ser imortal da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA). Esta conquista não apenas me enche de alegria, mas também me motiva a continuar contribuindo para o enriquecimento cultural e literário da nossa região. Me sinto responsável por continuar a promover a cultura roraimense e amazônica, inspirando as pessoas e transformando vidas por meio da arte. Estou confiante que a minha juventude e entusiasmo contribuirá para inovar e renovar a forma como a cultura é promovida e celebrada em nossa região. Fazer parte desta academia composta de artistas, escritores e intelectuais de várias áreas é um privilégio que não tenho palavras para expressar, afirma Alícia.

Em fevereiro de 2025, a Alícia Bianca inaugurou a sua 1a exposição de arte com o tema: “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”, na galeria Franco Melchiorri no Sesc-RR Mecejana. A mostra foi elogiada pelos artistas, autoridades e público geral o que levou a ser prorrogada por mais uma semana.

Exposição

– Exposição de arte “Identidade e cultura: Roraima e suas singularidades”, Galeria Franco Melchiorri no Sesc Mecejana, Boa Vista/RR, período de 10 a 28 de fevereiro de 2025.

Trabalhos publicados

– Pintura do monumento do Mascote do grupo de corrida Jabuti do Lavrado que se encontra no Monte Cristo-RR;

– Capa do Livro Narrativas de Ficção, vol IV – 2023 Coletânea 1, ed. — Cruzeiro, SP: Literando Editora, 2023. Coleção de ficção – CDD-808.83, ISBN 978-65-5408-175-7;

– Pacotinhos de açúcar da Delta Cafés em Portugal. Título da ilustração: Meu olhar sobre a pandemia.

– Capa do Estatuto da criança e adolescente de Roraima, (versão em português e espanhol). Título da ilustração: Diversidade racial, cultural e linguística;

– Livro Conexões abstratas em tempos de isolamento físico, trabalho coletivo com mais de 30 autores e artistas. Editora UICLAP, Rio de Janeiro. Título da ilustração: A leitura é o voo da imaginação.

– Revista SerEstar Suplemento da Edição 6, 1º semestre de 2021, Ano 4, São Paulo – SP – Brasil, Tema: “A vida e a obra de Manuel Bandeira”; e

– Revista digital Dia do Sol_10 anos do concurso de desenho infantil, realizado pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – São Paulo/SP. 1º lugar . Tema: Resíduos plásticos nas cidades, no campo, nas florestas e praias.

Premiações

Novembro/2023

Concurso de Cartazes do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima). 2º Lugar Título: “Não se cale! Não à discriminação!”

Junho/2023
Concurso de Cartazes do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima )_Vivência do Orgulho. 2º Lugar _ Título: “Livre sem amarras”.

Dezembro/2022

Concurso de Arte e Cultura do Programa de Arte e Cultura (Proarc 2022) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima). 1º Lugar na categoria artes visuais (desenho/pintura), comunidade externa, residente em Boa Vista-RR. Título: “O grito de socorro!”.

Setembro/2022

1º Prêmio de Fotografia da Defensoria Pública do Estado de Roraima, intitulado “DPE-RR: Onde há defensoria, há Justiça e Cidadania” Menção Honrosa -Título da fotografia: “Eu existo e tenho minha cidadania assegurada”.

Outubro/2021

1º Concurso de redação e desenhos amigos da visão, categoria IV, promovido pela empresa Oculistas Associados de Roraima. 1º lugar na categoria IV, tema: Cuidando da visão.

Setembro/2021

Concurso Narrativas Visuais “Ver Arte”, inspirado na exposição da artista Vera Ifaseyí, SESC-RR. Menção Honrosa -Título da obra: A força da mulher Yanomami

Setembro/2021

Concurso de Ilustração A(R)RISCAR’21, Porto/Portugal, 5º lugar – Tema: A Cultura em tempos de pandemia.

Janeiro/2021

Concurso Sarau Literatuflix – Rio de Janeiro, 2º lugar – Título da obra: A leitura é o voo da imaginação

Dezembro/2020

Concurso Nacional de Cartografia Escolar profa. Lívia de Oliveira, São Paulo/SP. 1º lugar Categoria C -Título da obra: O futuro depende de nossas atitudes

Setembro/2020

I Concurso Linguagens em Expressão do CAP/UFRR, Boa Vista/RR, 1º lugar – Título da obra: Vivências na pandemia.

Setembro/2020

Concurso Internacional “Uma Aventura Literária”, editorial Caminho Portugal. Prêmio Especial do Júri. Arte em preto e branco, desenvolvida a partir do capítulo do livro Diário cruzado de João e Joana, de Isabel Alçada.

Agosto/2020

Concurso Internacional Federation Internacionale de Vehicules Anciens – FIVA- categoria pinturas/desenhos, de Torino/Itália. 1º lugar – Tema: ‘Veículos históricos e patrimônio industrial’.

Agosto/2020

Concurso Cultural de conteúdo para combater os efeitos da Covid-19 “Se Ligaê: todxs contra o coronavírus, Coletivo Moisaico em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a a Infância – UNICEF, em Roraima. 1º lugar modalidade card designer – Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes. Título da arte: “Diga não a mão boba” e “Não fique calada e envergonhada. Denuncie”.

Julho/2020

Concurso ACT2020 Internacional da APECV, Viseu Portugal. Menção Honrosa no XVII Concurso Nacional de Artes Visuais e Multimédia da Associação de professores de Expressão e Comunicação Visual no ano de 2020 intitulado: ACT2020 – Tens o Poder de Mudar! Viseu Portugal. Título da obra: Salve o planeta!

Dezembro/2019

Concurso Nacional de Desenho Panathlon Club – São Paulo/SP. 2º lugar – Título da obra: Amizade, respeito e união são condutas éticas da competição.

Novembro/2019

Concurso Nacional de desenho Infantil DiadoSol 2019, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – São Paulo/SP. 1º lugar – Tema: Resíduos plásticos nas cidades, no campo, nas florestas e praias.

Outubro/2019

Concurso para capa do Estatuto da Criança e Adolescente do Estado de Roraima, Conselho Estadual dos direitos da criança e adolescente. 1º lugar, Título da ilustração: Diversidade racial, cultural e linguística.

Veja também

Topo