
Os cursos Técnico em Agropecuária e do Tecnólogo em Agroecologia são ofertados no município de Alto Alegre por meio da Escola Agrotécnica da UFRR e integram as ações de interiorização da instituição que visam a democratização do acesso ao ensino superior e a promoção do desenvolvimento regional em Roraima
A Universidade Federal de Roraima, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) e da Escola Agrotécnica (EAgro), promoverá neste sábado, 12, a aula inaugural que abre as atividades dos cursos Técnico em Agropecuária e do Tecnólogo em Agroecologia no município de Alto Alegre.
A solenidade ocorre a partir das 09h na Secretária Municipal de Educação de Alto Alegre com a aula ministrada pela professora Márcia Falcão, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Conforme a coordenadora geral de ensino da EAgro/UFRR, professora Luciana da Silva Barros, essa iniciativa é parte do projeto de interiorização da instituição para Roraima levando cursos, projetos de pesquisa e educação.
“Nossa intenção é expandirmos as oportunidades dos dois cursos para o município. Sobre a aula inaugural, a professora Márcia Falcão é uma profissional que conhece muito bem a realidade de Roraima e representa muito bem esse olhar que a gente precisa ter de expansão das atividades das nossas instituições de ensino superior”, afirma a coordenadora.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, destaca que a interiorização dos dois cursos representa um passo importante no processo de democratizar o ensino público de qualidade por Roraima.
“Esse é mais um passo no processo de interiorização da nossa universidade. Essa ação reforça o compromisso da UFRR com a democratização do acesso ao ensino básico e superior, contribuindo diretamente para a promoção do desenvolvimento regional. Reconhecemos que o município de Alto Alegre possui uma realidade em que os setores estratégicos para a economia local estão diretamente ligados à agricultura e ao meio ambiente. Nesse contexto, os cursos ofertados contribuirão significativamente para suprir a demanda por formação técnica e superior da comunidade local, fortalecendo a qualificação profissional e o desenvolvimento sustentável da região”, observa o reitor.
O processo de levar os cursos para o município de Alto Alegre iniciou com reuniões ainda em outubro e culminou com uma audiência pública realizada em novembro de 2024.
Conforme o diretor da EAgro/UFRR, professor Fernando Souza, durante esse momento foram apresentadas a estrutura e a forma como seriam desenvolvidos os cursos. “Foi um momento bastante esclarecedor e muito positivo em que mostramos que podíamos articular de fato a possiblidade de interiorizar os nossos cursos”, afirmou na época.
O curso de Técnico em Agropecuária ocorre na modalidade subsequente com duração de um ano e meio e o curso de Tecnólogo em Agroecologia terá duração de três anos. Os dois cursos tiveram cada um nesse primeiro momento 30 vagas e as aulas acontecerão nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre.
“O espaço faz parte da parceria com o município. Elas vão acontecer de quintas aos sábados, sendo que organizamos uma programação de maneira tal que facilitasse a participação de todos. Pensamos que a maioria das pessoas que vão fazer parte dos cursos são adultos que trabalham, tem suas rotinas e então organizamos aulas para acontecer sempre na parte da tarde/noite de quinta e sexta e sábado pela manhã e tarde”, explica a coordenadora geral de ensino da EAgro/UFRR, Luciana Barros.