
Alunos da Escola Estadual Girassol do 6º ao 9º ano do ensino fundamental realizaram uma visita guiada às dependências da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), como parte das atividades do projeto-piloto de educação fiscal promovido pela instituição.
A iniciativa contou com o apoio da Casa Legislativa solicitado pela escola para viabilizar a gravação do telejornal Girassol News. O material será apresentado em 14 de maio, durante a abertura do Seminário Estadual de Educação Fiscal, no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães. A comitiva foi conduzida pela chefe do Cerimonial, Silvia Macedo, e, nos estúdios da Rádio e TV Assembleia, pela diretora Camila Dall’Agnol.

Os estudantes visitaram todos os espaços do parlamento estadual, como o Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, o Plenarinho Valério Caldas e o Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, que abriga a Galeria Lilás e a Galeria dos Ex-Presidentes. O ponto alto foi a visita aos estúdios de rádio e TV, onde tiveram contato com o universo da comunicação, essencial para a gravação do telejornal no dia 9.
A professora Diana Coutinho destacou que essa é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem a Casa Legislativa, entenderem o papel dos deputados e o funcionamento do parlamento. Ela reforçou a importância do projeto de educação fiscal, desenvolvido em sala de aula por meio do componente de Língua Portuguesa, com atividades lúdicas e interativas, como a criação do Girassol News.

“Os estudantes vêm se preparando há semanas, estudando sobre educação fiscal e agora vivenciarão a prática por meio da produção do telejornal”. O projeto envolve alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Eles produziram textos como contos, fábulas e poemas sobre o tema, que depois foram traduzidos para espanhol e inglês, respeitando a diversidade cultural da escola, que tem alunos de diferentes nacionalidades.”

Elisa Valentina Bendahan, de 11 anos, será uma das apresentadoras do jornal. Ela contou que ficou muito inspirada com os estúdios de gravação e achou interessante todos participarem para se tornarem bons cidadãos. Isabelle Cabral, também de 11 anos, considerou a experiência “muito importante e acredita que ajudará os alunos a se desenvolverem e entenderem melhor o tema”.
Segundo a diretora Camila Dall’Agnol, a visita é uma oportunidade única para os alunos conhecerem os bastidores da comunicação legislativa. Ela ressaltou o interesse dos estudantes pelos estúdios de rádio e TV.

“Esse projeto em específico conta com apoio técnico da Casa, incluindo uma jornalista que acompanha a turma na escola, ajudando na produção do roteiro do telejornal. Vamos gravar, editar e depois será apresentado o trabalho feito para a sociedade.”
A ação integra o projeto de visitação da Superintendência de Comunicação e da Diretoria de Relações Institucionais da ALE-RR, que visa aproximar a Assembleia Legislativa do cidadão. De acordo com a gerente do Núcleo de Relações Públicas da Diretoria de Relações Institucionais, Vanessa Brito, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os setores da Casa, o processo legislativo, a comunicação e a história do Parlamento.

“Geralmente são estudantes da rede pública e privada, tanto da capital como interior, que querem conhecer os espaços, visitar o plenário, acompanhar as sessões e o trabalho dos deputados. E um dos destaques é a oportunidade de explorar a estrutura da Rádio e TV Assembleia, conhecendo como funciona a comunicação pública no Poder Legislativo”, disse.
Para os interessados que desejarem visitas guiadas (unidades de ensino, entidades), basta enviar um e-mail para supgeral@al.rr.leg.br, com detalhes como a quantidade de alunos/visitantes e a proposta/motivação da iniciativa. Conforme Vanessa, à medida que o núcleo recebe a solicitação para a visita, um roteiro é elaborado, com apoio do cerimonial Casa Legislativa, com intuito de orientar as pessoas que querem conhecer as dependências do Poder Legislativo.