Alunos de Boa Vista vivenciam experiência sensorial e inclusiva no Canil do GTAM

A visita faz parte da programação alusiva à 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo. – Fotos: Semuc | PMBV

Foi com olhares curiosos e largos sorrisos que os alunos do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) chegaram ao Canil do Grupo Tático Municipal (GTAM) na manhã desta quarta-feira, 2. A visita, promovida no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, proporcionou para as crianças uma experiência memorável: interagir com os cães treinados, acompanhar demonstrações de comando e explorar as viaturas.

A visita faz parte da programação da 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo e teve impacto tanto para os alunos, quanto para os familiares que acompanharam. A diretora do Centro Integrado, Caroline Fontenele, pontuou que a interação com os animais em ambientes externos pode trazer benefícios sensoriais e emocionais para as crianças.

“Nós prezamos muito por atividades externas, ao ar livre, para que eles explorem lugares diferentes, conheçam outras pessoas e também convivam com as outras crianças atendidas no Centrinho. Hoje temos 22 alunos de todos os dias da semana, interagindo juntos aqui, tendo esse primeiro contato com o Faísca e conhecendo os outros cães”, comentou.

Depois de conhecer Faísca, Luke e Thanos, os alunos assistiram algumas demonstrações de comando e, no final, brincaram de “cabo de guerra” com um dos cães. Em seguida, foi a vez de conhecer as viaturas da corporação. As motocicletas fizeram a diversão das crianças, que aproveitaram para subir, buzinar e acelerar as máquinas.

Experiências que marcam para sempre

Os sorrisos no rostos não esconderam a felicidade. Na hora de conhecer de perto o Faísca, os alunos se aglomeraram com os professores e agentes do GTAM para fazer um carinho no animal. Uma dessas crianças foi Gael Clark, de 4 anos, filho da dona de casa Lidiane Silva. A mãe contou que o filho tem carinho pelos animais, e um cuidado especial com os três cachorros que a família tem em casa.

“Esse tipo de atividade ajuda muito na questão de interação também. O Gael, por exemplo, não fica junto das outras crianças, mas ele ronda, fica ali por perto. Já ajuda muito. Ele entrou agora no CMIEE e nossa expectativa é a melhor possível para que ele cresça com autonomia e de forma segura”, disse a mãe.

A secretária Isabele Soter, é mãe da Maria Júlia, de 5 anos, e também fez questão de acompanhar a filha na visita. “Eu adorei. Animais estimulam as crianças e foi isso o que aconteceu aqui. Eles também gostam dessa força policial, das motos grandonas, pedem pra tirar foto. Então pra mim é nota 10. Daqui um mês, ainda vai ter criança falando desse dia”, falou Isabele.

Ana Gabriela Gomes

Veja também

Topo