Alunos de colégio militarizado de Iracema são selecionados para conhecer funcionamento e estrutura do Poder Legislativo

Estudantes de 11 a 17 anos vão conhecer também órgãos militares de Roraima. – Fotos: Jader Souza | SupCom/ALE-RR

Um grupo de 45 alunos, entre 11 e 17 anos, do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, do município de Iracema, Sul do Estado, visitou a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta sexta-feira, 30. Eles foram selecionados com base nas boas notas escolares.

Durante a visita, a diretora do Cerimonial da ALE-RR, Sílvia Macedo, explicou aos estudantes como se deu a construção do parlamento roraimense, do plenarinho Deputado Valério Caldas de Magalhães, as galerias dos ex-presidentes e a Lilás, onde estão as fotos de todas as deputadas. De lá, o grupo seguiu para a sala de reuniões da presidência.

Sílvia Macedo, diretora do Cerimonial

“É um projeto da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa, dirigido pela jornalista Adriana Cruz. Com o Cerimonial, a Superintendência Legislativa e a Procuradoria da Casa, recebemos esses alunos e apresentamos a eles o que é o Poder Legislativo, de que forma foi criado, por que foi constituído, como foram criados os três Poderes do Estado, quem faz parte de cada um deles. É muito importante que esses alunos saibam um pouco da história de Roraima e seu nascimento”, explicou Silvia.

Os jovens passearam ainda pelos estúdios de rádio e TV do parlamento, onde conheceram suas estruturas e parte do funcionamento, como a gravação do programa “Em Pauta”.

A gerente de Relações Institucionais, Gabriela Vital, foi a responsável pela apresentação.

Gabriela Vital, gerente de Relações Institucionais da Casa

“É uma visita que a ALE, por meio da Superintendência de Comunicação, sempre faz durante todo o ano, quando várias escolas que nos acionam têm o privilégio de conhecer a Casa do Povo, como funciona cada setor, a TV Assembleia, a rádio, o Cerimonial”, contou Vital.

A aluna Maria Braz, de 18 anos, ficou encantada com a estrutura da ALE-RR, principalmente o Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. A jovem, que cursa o 3⁰ ano do ensino médio, descreveu a experiência como “incrível” e enriquecedora tanto para ela quanto para os demais colegas.

“Foi um privilégio estarmos aqui e conhecermos o ambiente no qual são elaboradas nossas leis, onde os nossos representantes estão para decidirem coisas relacionadas ao nosso Estado e o nosso futuro. Foi uma experiência incrível, confesso que eu não esperava. Na maioria das vezes, a gente subestima e, quando chegamos aqui e vemos tudo isso, acabamos nos surpreendendo. Faz com que a gente tenha esperança de querer crescer, se tornar alguém e, quem sabe um dia, trabalhar aqui”, detalhou Maria, que se encantou com o plenário.

Aluna Maria Braz

Conforme o subtenente Valbeci Saraiva, chefe do apoio administrativo do colégio, o acesso dos jovens a esses órgãos dos Poderes do Estado, localizados na capital, é dificultado pela distância, motivo que levou o gestor da unidade a proporcionar as visitas em grupo, desde o bimestre passado.

“Neste bimestre, tivemos 125 alunos alamares – forma adotada pelo sistema do colégio militar que motiva alunos a se dedicarem aos estudos com afinco – só que não tem como trazer todos. Então selecionamos os 45 que tiveram as melhores notas, vimos a questão da logística e os levamos para conhecerem alguns pontos, como a ALE-RR, o Corpo de Bombeiros, a Cavalaria da PM, entre outros, para que eles possam ter a noção de como funcionam essas instituições”, frisou Saraiva.

Subtenente Valbeci Saraiva

Os registros fotográficos da visita dos estudantes do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, do município de Iracema, à Assembleia Legislativa de Roraima, ocorrida na manhã desta sexta-feira, podem ser conferidos no Flickr do Poder Legislativo.

A Casa Legislativa realiza, constantemente, visitas ao Palácio Antônio Augusto Martins, por meio da Diretoria de Relações Institucionais, da Superintendência de Comunicação. Basta que a direção da instituição escolar entre em contato com o setor, no prédio do Legislativo, no Centro Cívico.

PL aprovado

Na sessão de 13 de agosto, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, com 19 votos favoráveis, o Projeto de Lei (PL) nº 228/2023, de autoria da deputada Tayla Peres (Republicanos), que prevê a visita de alunos das redes pública e privada de ensino aos prédios dos três Poderes.

Conforme a proposta, todos os órgãos vinculados ao Legislativo, Executivo e Judiciário devem receber os estudantes para visitas guiadas, com o objetivo de que eles conheçam as atividades desenvolvidas. A medida vale ainda para as instituições que são essenciais aos três Poderes.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo