Alunos do Senac-RR passam para etapa estadual do Desafio Liga Jovem

Competição é promovida pelo Sebrae e consiste em premiar jovens com atitudes e projetos empreendedores a nível nacional. – Foto: Ascom/Senac-RR

Rumo ao estadual! Os alunos do curso de aprendizagem em serviços de supermercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR) passaram para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem, projeto promovido pelo Sebrae. Esta é a segunda edição do desafio, que consiste em premiar jovens com atitudes e projetos empreendedores a nível nacional.

O desafio começou ainda na sala de aula, com a proposta da instrutora Janaína Andrade no projeto integrador da turma, em abril deste ano. Conforme os alunos Marcos Alan, Lucas Israel, José Arthur e Valter Neto, ao longo do desenvolvimento das atividades, eles decidiram

“ser diferentes”, e fazer um projeto distinto do restante da turma. “Queríamos fazer algo que fosse inovador e útil para públicos diversos, tanto adultos quanto os jovens, então desenvolvemos uma plataforma utilizando do método de vendas dropshipping, que você não precisa aplicar dinheiro, apenas firmar a parceria com a empresa, e você pode vender os produtos”, explicou Valter Neto.

Os alunos contaram que não esperavam chegar tão longe. “A instrutora Janaína viu potencial no nosso projeto e sugeriu que a gente se inscrevesse, ela acreditou em nós. Somos praticamente da periferia, isso vai mudar a nossa vida e o nosso futuro, é surreal pensar em tudo isso que está acontecendo”, concluiu Marcos Alan.

A instrutora, por vez, disse ser ‘recompensador’ participar desta trajetória dos alunos. “É muito gratificante, o trabalho deles é muito bom, e tem muito potencial, estou muito feliz em vê-los avançando nesta conquista”, disse Janaína.

Conforme a analista técnica em educação, Vanessa Brito, o projeto faz com que eles busquem cada vez mais o crescimento profissional, “a instituição fica como um marco inicial na vida profissional deles, o que eles veem é que eles possam entender que com boas ideias e atitudes eles vão longe, assim como estão indo na Liga Jovem”, contou.

O desafio

O Desafio Liga Jovem é um projeto de estímulo ao empreendedorismo aos jovens brasileiros, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. Conforme o edital lançado pela instituição, é uma competição nacional, de caráter educacional, e tem como objetivo desenvolver e fortalecer competências e atitudes empreendedoras nos estudantes participantes e com seus respectivos professores orientadores, por meio de atividades dinâmicas que trabalham a criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, a assunção de riscos, resiliência e a curiosidade científica – competências, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O projeto North Smart

Os alunos montaram uma loja online, com produtos a venda de diversos segmentos, esses produtos são de diversas marcas e empresas. O North Smart formaliza um contrato com essas empresas. O principal diferencial da North Smart são os vendedores disponíveis em tempo real, para tirar dúvidas, indicar um melhor produto com preços mais acessíveis, além de vender também produtos de hortifrúti, aonde o vendedor poderá ir ao supermercado indicado na plataforma e realizar a seleção dos melhores produtos, para chegar até o cliente.

O sistema Dropshipping é um modelo logístico que permite aos lojistas vender produtos sem a necessidade de manter um estoque físico. Aqui está como funciona:

a) Pedido do cliente: Um cliente faz uma compra na North Smart;

b) A North Smart repassa ao fornecedor com contrato fechado (fabricante, atacadista ou varejista);

c) Processamento e entrega: o fornecedor processa o pedido e envia o produto diretamente ao cliente;

d) Vantagens do dropshipping incluem economia em logística e foco em outras áreas do negócio. No entanto, também há desvantagens, como menor controle sobre estoque e margens de lucro.

As próximas etapas

A etapa estadual acontece no mês de agosto, e as equipes selecionadas terão de apresentar os projetos para uma bancada on-line de jurados, serão quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor para a próxima etapa. A premiação atual é um vale-compras no valor de R$500, para cada aluno e orientador do projeto. A final da competição acontece em dezembro, e os ganhadores ganharão viagens internacionais,
smartwatches e tablets.

Giovanna Lima

Veja também

Topo