Amazontech 2025: Faperr e parceiros fortalecem inovação e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Pesquisadores, empresários, autoridades e representantes dos nove estados da Amazônia estiveram presentes no evento. – Fotos: Ascom | Faperr

Focado no fortalecimento da bioeconomia, na valorização dos saberes tradicionais e no empreendedorismo sustentável, o Sebrae-RR, em parceria com a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), lançou na última terça-feira, 18, o Amazontech 2025.

Desenvolvimento regional sustentável com inclusão e diversidade, internacionalização, inovação e colaboração por meio de parcerias estratégicas são as diretrizes que orientam a edição deste ano. Criado há mais de 20 anos pelo Sebrae, o programa promove tecnologias sustentáveis e amplia a sensibilização sobre a importância da conservação ambiental por meio da tecnologia, ciência e empreendedorismo.

Governador Antonio Denarium.

O governador Antonio Denarium explicou que o Amazontech reflete a nova era de Roraima na produção embasada pela ciência e a sustentabilidade, uma bandeira do Governo de Roraima.

“Nossa gestão promove a produção sustentável e apoia os empreendedores, gerando renda e impulsionando a bioeconomia, valorizando tecnologias limpas e saberes tradicionais. É um trabalho para consolidar Roraima como referência no caminho do desenvolvimento sustentável”, declarou o governador.

O presidente da Faperr, Pedro Cerino, enfatizou o investimento em pesquisa e inovação para transformar desafios em oportunidades e garantir que o desenvolvimento da nossa região aconteça com sustentabilidade e impacto positivo para as próximas gerações.

Presidente da Faperr, Pedro Cerino.

“Eu me sinto muito orgulhoso em fazer parte desse processo, pois reforçamos nosso compromisso com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A ciência tem um papel fundamental na construção de soluções que equilibrem crescimento econômico e preservação ambiental, e este evento é uma prova do potencial da nossa região”, disse.

Pesquisadores, empresários, autoridades e representantes dos nove estados da Amazônia estiveram presentes no evento.

Um dos destaques foi a realização da COP30 no Brasil, mencionada pelo secretário executivo do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Marcelli Brito, que enfatizou a oportunidade de o país se tornar uma potência na economia verde. “Esse é o momento para transformar nossa biodiversidade em desenvolvimento sustentável, sem comprometer os recursos naturais.”

O chefe de gabinete do Conselho Nacional do Sebrae, Ivan Russni, representando o presidente do Conselho Deliberativo, José Zeferino Pedrozo, destacou o papel da entidade no programa: “Esse evento reúne vários estados que trazem a força do Brasil para o mundo, agregando valor à produção do agronegócio, da indústria de transformação e da agroindústria, além de unir entidades que podem e vão impulsionar o Amazontech.”

Um olhar para o futuro

O evento principal do Amazontech ocorrerá de 4 a 6 de setembro deste ano e promoverá soluções sustentáveis para desafios locais, além de incentivar o intercâmbio de ideias por meio de seminários temáticos, exposições de produtos e serviços sustentáveis, hackathons e outras atividades. A programação completa será divulgada pelo Sebrae em Roraima.

Isabella Fernandes

Veja também

Topo