AmazonTech 2025: programa do Sebrae deve contribuir na implantação de mecanismos para Inovem da ALE-RR

Criação do órgão foi aprovada no dia 12, em sessão extraordinária do Legislativo; evento ocorreu nesta terça-feira, 18, no Espaço D’Rosi. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) representou o Poder Legislativo no lançamento da edição 2025 do AmazonTech, um programa do Sebrae que fomenta a inovação, tecnologia e fortalecimento de negócios sustentáveis na Amazônia Legal. O evento, que ocorreu nesta terça-feira, 18, no Espaço D’Rosi, deverá contribuir na implantação de mecanismos para o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem).

A criação do mais recente órgão foi aprovada no dia 12, durante sessão extraordinária. Vinculado à Superintendência de Programas Especiais (SPE), estão entre os objetivos do Inovem o fomento ao empreendedorismo local, a promoção da educação e capacitação financeira, a disponibilização de ferramentas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e incentivo à invenção e formalização de novos negócios.

Conforme Cabral, a ALE-RR está sempre um passo à frente quando o assunto é desenvolvimento. “A criação dessa pasta beneficiará diversos empreendedores, além de fortalecer o segmento. Precisamos de incentivo para que o Estado melhore e cresça onde precisa”, frisou.

Conforme Cabral, ALE-RR está sempre um passo à frente quando assunto é desenvolvimento.

O parlamentar também elogiou a iniciativa do Sebrae em reacender o programa, que abrange ciência, pesquisa e tecnologia com foco nas atitudes economicamente corretas.

“Nada melhor do que nós, aqui do Norte, para discutirmos isso. O Sebrae fez uma ponte muito importante ao trazer esse debate para Roraima, que discute inovação e tecnologia para o nosso desenvolvimento de forma sustentável”, apontou.

‘Edição 25 irá mirar na sustentabilidade, inovação e produção, preocupados e focados no desenvolvimento e na qualidade de vida dos amazônidas”, explicou superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú.

Nova edição

Criado pelo Sebrae, o Amazontech existe há mais de duas décadas. O programa é um espaço que articula conhecimento científico e tradicional, e promove soluções que aliam ciência, tecnologia e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

De acordo com Emerson Baú, superintendente do Sebrae-RR, o Amazontech foi criado para ser o link entre o que é produzido nas universidades e institutos de pesquisas e a prática de mercado.

“Ao resgatarmos esse projeto, que foi iniciado em 2001, e, hoje, 2025, ser lançado aqui, é de extrema importância, pois vamos conciliar novamente esse conceito, agora, muito mais atualizados, mirando na sustentabilidade, inovação e produção e, principalmente, preocupados e focados no desenvolvimento e na qualidade de vida dos amazônidas”, explicou.

‘Eu vejo esse evento como uma grande oportunidade de comunhão de ideias que conseguem pensar essas inovações tecnológicas’, avaliou Daniele Rosa, reitora em exercício da UFRR.

Promovido pelo Sebrae Roraima, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento reuniu autoridades, pesquisadores, empresários e representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal.

A reitora em exercício da UFRR, Daniele Rosa, avaliou o momento como propício, devido ao processo sustentável ser uma necessidade de primeira linha.

“Quando falamos essa palavra, a gente pensa no meio ambiente e, principalmente, nos povos. Quando a gente tem várias instituições reunidas com esse propósito de estimular pesquisas, empreendedorismo e possibilidades de vida aqui na Amazônia, acende também a possibilidade de sermos ouvidos, a partir do que nós temos condições de produzir. Isso tem um valor inestimável. Eu vejo esse evento como uma grande oportunidade de comunhão de ideias que conseguem pensar essas inovações tecnológicas”, destacou.

O fortalecimento da bioeconomia, a adoção de tecnologias limpas, o estímulo ao empreendedorismo sustentável e a valorização dos saberes tradicionais são os focos desta edição.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo