Mais de 250 moradores da capital e produtores da área rural do Estado foram contemplados com títulos definitivos pelo Governo de Roraima. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira, 4, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. Na etapa, foram contemplados 11 bairros e nove municípios, totalizando mais de 13 mil hectares de terras regularizadas.
O governador Antonio Denarium destacou a importância do momento para o Governo e para os moradores, e dos incentivos e benefícios para a economia com os investimentos em produção rural.
“A regularização fundiária é mais emprego, é a geração de desenvolvimento e a produção de riqueza do nosso estado. A prova disso é que o estado de Roraima é o estado que tem o maior crescimento do PIB do Brasil. Roraima é o estado que tem o maior crescimento do rebanho bovino, é o estado que tem o maior crescimento de área plantada e também, proporcionalmente à população, somos o estado que mais gera empregos formais, com carteira assinada. É assim que nós fazemos a gestão, levando benefícios. Um edifício direto para toda a população do estado de Roraima”, destacou o governador.
A presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Dilma Costa, falou das conquistas e dos números alcançados pelo governo na regularização fundiária.
“Esse título representa a independência dessas pessoas, é o passaporte para o futuro. Com ele a pessoa pode empreender, melhorar o seu negócio, melhorar sua residência, empreender no seu imóvel, alavancar o seu negócio e com isso contribuir imensamente para o desenvolvimento do Estado. Parabenizar o Governador Antônio Denarium, por imprimir toda a urgência possível, toda dedicação na regularização fundiária, que tem feito uma diferença enorme do desenvolvimento do Estado.”, disse a presidente.
Moradores contemplados ficaram felizes com a conquista dos títulos definitivos
Um dos contemplados foi Renato Barroso Carneiro, morador do bairro Pedra Pintada desde 2014. “Foi com muita luta, com muita persistência, com os obstáculos, mas hoje, graças a Deus, eu posso contemplar o benefício que eu tenho hoje de ser titulado, eu posso garantir que eu tenho o título definitivo agora, é uma honra pra mim, essa conquista, e também é uma segurança, de que eu posso dizer que agora eu tenho lote, eu tenho uma casa, e poder falar isso é prazeroso, porque pelas lutas, pelo dia a dia, pela batalha que a gente teve dentro do projeto”, disse o morador.
Outra contemplada foi Marinalva Gonçalves Moreira que se disse surpresa ao receber o documento pouco tempo depois de dar entrada no processo. Moradora do bairro Pintolândia, ela foi atendida pelo escritório do Iteraima na Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos.
“Eu quero agradecer ao governo por eu estar adquirindo o meu título definitivo, porque eu tenho dez meses que eu adquiri minha casa e sou privilegiada por conquistar esse título tão rápido, porque tem pessoas que passam dez anos, seis anos, sete anos para poder conseguir o título definitivo e eu tive o privilégio de já poder pegar o meu título definitivo hoje”, disse a moradora.