Aqui tem Dono: quase 700 famílias são beneficiadas com títulos definitivos urbanos e rurais

Foi a sexta etapa de entregas de títulos definitivos deste ano, por meio do programa Aqui Tem Donp, ultrapassando a marca de 1.200 entregues somente em 2024. – Fotos: Secom-RR

Quase 700 famílias foram beneficiadas com títulos definitivos na tarde desta quinta-feira, 20, em solenidade ocorrida na sede do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), no bairro 31 de Março. Esta é a sexta etapa de entregas de títulos definitivos deste ano, ultrapassando a marca de 1.200 títulos entregues somente em 2024.

Durante a solenidade, o governador destacou o trabalho que o Governo vem desempenhando para a emissão de títulos definitivos urbanos e rurais, além do Distrito Industrial, e o grande número de famílias alcançadas com o programa de regularização fundiária Aqui Tem Dono.

“É o Governo do Estado levando segurança jurídica a todos os municípios. Estamos fazendo o maior programa de regularização fundiária do Brasil. Aqui no estado de Roraima estamos completando 20 mil títulos definitivos entregues. São títulos definitivos urbanos, rurais e do Distrito Industrial. E hoje, dia 20 de junho de 2024, a maior entrega de títulos da nossa gestão. Isso graças ao trabalho do Iteraima”, destacou Denarium.

Uma das beneficiadas, Dione Quadros de Abreu, moradora do bairro Pedra Pintada desde 2014, falou da segurança e tranquilidade que o documento garante.

“É muito importante receber esse documento, que deixa a gente bem mais segura, que realmente agora eu sou dona do meu lar, da minha casa. E há tanto tempo a gente vem tentando, lutando para conquistar isso. E hoje consigo realizar aqui um sonho, graças ao governo do estado de Roraima”, disse a moradora.

Outro beneficiado foi o produtor Juscelino Pereira Nogueira, que tem uma propriedade de 350 hectares no município de Mucajaí, onde mantém criação de gado, porco, galinha, entre outros.

“Eu estou nessa área lá desde 2002, e fico satisfeito, muito satisfeito de poder receber esse documento, que é o Título Definitivo da terra. E logicamente, com esse documento, nós temos mais oportunidade para financiamento. Só de ser o dono da terra, já é muita coisa.”, disse o produtor.

Conforme informou a presidente do Iteraima, Dilma Costa, os títulos entregues na manhã de hoje são resultado de ações continuadas do Iteraima, dentro do programa Aqui Tem Dono, e têm recebido grande apoio do Governo do Estado na execução do programa de regularização fundiária.

“Hoje nós estamos entregando quase 700 títulos, beneficiando as famílias de 14 bairros de Boa Vista e de 11 municípios do Estado. Queremos parabenizar essas pessoas porque acreditaram no Governo do Estado, porque vieram até o Iteraima, buscaram a regularização de seus imóveis e hoje eles passam a ser donos de seus imóveis. O título definitivo garante isso. Você pode transferir o imóvel da propriedade do Estado para o seu nome. Então, parabéns a essas pessoas”, destacou.

Ela disse ainda que os moradores que ainda não possuem processo devem comparecer ao Iteraima para dar entrada no procedimento de regularização.

O Iteraima funciona na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1861, no bairro 31 de Março, e na Casa do Cidadão na rua Izidio Galdino da Silva, 2425, no bairro Senador Hélio Campos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Parceria

Durante a solenidade, a presidente do Iteraima anunciou uma parceria com a Uerr (Universidade Estadual de Roraima), que irá oferecer cursos de especialização para servidores do Iteraima, enquanto o Iteraima irá receber acadêmicos da universidade para a realização do estágio.

“Vamos assinar um termo de cooperação técnica com a Uerr, garantindo a realização de uma especialização específica para técnicos do Iteraima. É uma conquista dos servidores e hoje esse sonho será realizado. Também estaremos firmando parceria para viabilizar um estágio remunerado para os alunos da universidade, que será uma mão de obra indispensável no Iteraima e somará muito para os próprios alunos que terão a oportunidade de exercitar um pouco da prática que estão ali vivendo a teoria e poder experimentar a prática trabalhando efetivamente”, destacou a presidente do Iteraima.

Rosiane Menezes
Topo