Arraial do Caps III promove integração social entre pacientes

A festança teve dança, comidas típicas e muitas brincadeiras. – Fotos: Ascom/Sesau

Pacientes que recebem acompanhamento no Caps III (Centro de Atenção Psicossocial Edna Macellaro Marques de Souza) participaram na tarde desta terça-feira, dia 18, de uma festa junina promovida pela equipe da unidade.

O intuito do “Arraiá do Caps III”, como foi nomeado, é realizar uma integração progressiva dos usuários para a sociedade. A festança teve dança, comidas típicas e muitas brincadeiras.

“A grande maioria realiza um tratamento de reabilitação social. O tratamento em saúde mental vai muito além de apenas tomar remédio, são trabalhadas as habilidades sociais deles para que possam interagir com outras pessoas”, afirmou a psicóloga da unidade, Alessandra Pinheiro.

No evento, os pacientes puderam assistir à apresentação especial da Eita Junino, uma das principais agremiações juninas do Estado e campeã de algumas edições do concurso nacional de quadrilhas juninas do país.

“Esse é o nosso segundo ano participando do Arraial do Caps III, graças ao convite de uma servidora da Sesau que faz parte da Eita Junino. Gostamos e fazemos questão de participar para fazer nascer em outras pessoas aquela chama, a paixão do São João, fazendo a nossa parte enquanto fazedores de cultura popular para a sociedade”, ressaltou o Rei Matuto do grupo, Arthur Rosa.

Para o paciente Mario Roberto Souza, de 43 anos, é uma alegria se reunir com os colegas e equipe multiprofissional da unidade para festejar. Para ele, a melhor parte é a comida típica.

“É ótimo a equipe e todo mundo reunido, e o que eu mais gosto é a comida típica. Eu acho que cada um tem dificuldade de se relacionar, mas para mim esse aqui é mais divertido, porque tem a equipe, os pacientes, todo mundo gostando de brincar saudável”, destacou.

Suyanne Sá
Topo