
A jovem artista plástica roraimense, Alícia Bianca Fernandes Silva, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), está participando do Mural Coletivo com artistas da região Norte da 1a exposição de Lambe-Lambe em Parintins, no Amazonas, com a arte: “O grito de socorro”. A abertura ocorreu no último dia 19 de julho e e segue até 19 de agosto, no mercado municipal Leopoldo Neves, em Parintins, no Amazonas.
A exposição faz parte do Projeto “Norte pelo Norte”, uma iniciativa da artista Dayane Cruz, em parceria com estúdio Buriti, que visa promover a cultura e a arte da Região Norte do Brasil, com foco na produção independente e na identidade local.

O Projeto foi contemplado pelo edital de fomento à ações culturais em artes visuais – Lei Aldir Blanc – Parintins.
“É uma imensa alegria fazer parte desse mural coletivo com artistas do norte, representando o meu estado de Roraima, com a arte ” O Grito de Socorro” que é uma representação poderosa da resistência e dor da mulher indígena diante das violências sofridas em seus territórios”, disse a artista.
Na obra, com os punhos erguidos, a figura feminina denuncia os abusos sexuais contra mulheres e crianças indígenas, além da destruição ambiental causada por invasores, como o desmatamento e a poluição dos rios. Em seus olhos, o clamor por ajuda (SOS) se revela em meio às chamas da destruição. No peito, a floresta devastada deixa marcas profundas e irreversíveis. O grito da mulher ecoa como um chamado urgente por ações de proteção e respeito à vida indígena e à natureza.
“Sou grata por essa oportunidade de participar desse incrível projeto”, conclui Alícia Bianca.
