
O município de Alto Alegre, a pouco mais de 90 quilômetros de Boa Vista, recebeu nesta sexta-feira, 25, a primeira edição do “Assembleia de Ponta a Ponta”, ação itinerante da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Atendimentos médicos e odontológicos, além de castração animal, foram os serviços mais procurados por famílias inteiras, sem deixar nem mesmo os pets de fora dos cuidados ofertados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional.
A servidora pública Jock Beth Silva chegou às 5h30 ao núcleo, localizado na Avenida João XXIII, no Centro de Alto Alegre. Ela levou Nick, o “filho” de quatro patas, de dez meses, primeiro da fila para a castração, um serviço gratuito do Programa do Bem-Estar Animal da ALE-RR.
Preocupada com a saúde e integridade do cachorro, Jock acredita que a castração trará resultados positivos, principalmente no que se refere a “quietar a vontade de fugir”. “Ele nunca adoeceu, mas não quero que fuja pra rua ou adoeça, e esse é o meu objetivo”, disse a mulher que estava ansiosa pelo procedimento.
Ao lado, a dona de casa Ingrid Cappelle e o “Pirulito”, de pouco mais de um ano, esperavam pela vez do procedimento cirúrgico. Ele tem fama de fujão e sedutor. “Está muito pra frente, quer subir em toda cadela que aparece, e isso não pode”, riu ao ressaltar que atitudes como a oferecida pelo Poder Legislativo controlam a proliferação de animais e de doenças.
O castramóvel é equipado com centro cirúrgico adequado. Os animais passam por análise clínica para saber se estão aptos à castração. Os tutores são orientados sobre os cuidados e as medicações necessárias para recuperação segura e saudável.

O presidente do Programa do Bem-Estar Animal, deputado Marcinho Belota (PRTB), participou do atendimento à população. Segundo ele, a Assembleia Legislativa de Roraima é a primeira do país a ter um castramóvel e este tipo de ação gratuita para os pets. “Vacinação, vermifugação, para ajudarmos a população a economizar, porque é um serviço caro, para cães e gatos”, explicou o parlamentar.
Toda a família
Os serviços escolhidos para o “Assembleia de Ponta a Ponta” atenderam às demandas identificadas entre os alto-alegrenses. Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), este momento é o início de uma ação que vai percorrer os 14 municípios do interior do Estado.

“O ‘Assembleia de Ponta a Ponta’ é um programa da Mesa Diretora e vamos levar ao interior. Iniciamos por Alto Alegre e em breve iremos a outro município com essa mesma estrutura de hoje”, destacou Sampaio.
A aposentada Luzia Pereira de Souza, preocupada com a alteração da pressão arterial, passou por vários profissionais de saúde na ação itinerante. Da triagem, seguiu para nutricionista e, posteriormente, para o clínico geral, e sem pagar nada por isso. “Essa ação foi muito boa”, contou, em poucas palavras.

Conforme a superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Land Mary, a ALE-RR seguirá as principais necessidades de cada município. “Atendemos Alto Alegre com clínico geral, nutricionista, palestra sobre a importância da terapia e odontologia com pequenos reparos como restauração e limpeza”, ressaltou.
Já preocupado com a saúde bucal, o aposentado Elias Félix Lima, morador há mais de 20 anos de Alto Alegre, aproveitou os atendimentos gratuitos para fazer avaliação e tratamento. “Minha sobrinha falou sobre estes serviços e eu falei ‘vou aproveitar, né’. Isso é muito bom. Aqui tem muita gente que precisa disso… Talvez eu até corte meu cabelo”, brincou.