Além de plataforma de negócios e entretenimento, a Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) também é palco para uma série de atividades técnicas e capacitações.
O Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica Extensão Rural) e em parceria com instituições de desenvolvimento, promove diversas palestras e capacitações durante a feira.
Essas atividades ocorrem dentro da Rota do Agro, plataforma do governo para mostrar inovações e contribuições do setor à sociedade, além de exposição de tecnologias agrícolas avançadas. Já foram qualificadas mais de 400 pessoas até o momento.
As capacitações são abertas ao público em geral e abordam temas como inovação tecnológica, sustentabilidade, mercado agrícola e outros aspectos cruciais para o desenvolvimento das cadeias produtivas. Elas promovem o crescimento e a sustentabilidade da agricultura local e são uma das frentes de extensão e assistência que fortalecem diretamente o setor agrícola e desenvolvem as cadeias produtivas no Estado.
As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
O presidente do Iater, Marcelo Pereira, destacou a importância das capacitações, frisando que elas trazem para os produtores informações novas das atividades que o Governo está desenvolvendo.
“São cursos que abrangem pecuária e agricultura na adoção de tecnologias que possam aumentar a produção e a produtividade, seja na parte vegetal, pecuária ou agrícola, com informações técnicas, legislações e todo o processo de produção, beneficiamento e comercialização”, explicou.
De acordo com a chefe do núcleo de produção vegetal do Iater, Raylanne Santos, estão sendo ofertadas mais de 32 palestras voltadas para produtores rurais, extensionistas e estudantes.
“Entre as capacitações podemos citar as de horticultura e compostagem, de gestão territorial, agronegócio, sobre o setor cafeeiro e manipulação de alimentos. As palestras são ministradas por profissionais da Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima], Universidade Federal de Roraima, Sebrae, Seadi [Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação] e do próprio Iater”, afirmou Raylanne.
Capacitações
A acadêmica de agronomia da UFRR, Dandara Neves, participou de uma palestra com o tema de horticultura e compostagem para entender a importância da compostagem.
“Agora eu estou participando de um curso sobre boas práticas na apicultura. Já tive contato com a matéria antes, mas é sempre bom procurar sempre conhecimentos. É interessante que a Expoferr em si não é apenas uma festa, mas um lugar onde a gente adquire conhecimentos, tanto para estudantes como produtores rurais e quem trabalha com agricultura familiar”, disse.
O presidente da cooperativa Roraimel, Josias Rufino, ministrou a capacitação sobre a apicultura e o crescimento da produção de produtos melíferos no Estado.
“Hoje é muito importante a gente participar desses eventos, até porque alcançamos muitos universitários que têm interesse em trabalhar com essas culturas. E detalhe, a apicultura fortalece o homem do campo. Sem a abelha, hoje, acabou o homem do campo. Então existe uma necessidade de mostrar para os apicultores e agricultores em geral por que precisamos da polinização das abelhas no campo e o que ela traz de benefício tanto para o dia a dia no campo e como pode ser lucrativo”, finalizou Rufino.
Programação
Todas as palestras são realizadas na tenda do Iater na Expoferr Show
Quinta-feira, dia 07
8h às 9h
Degradação de pastagens mudanças climáticas: impactos e soluções sustentáveis – CCA/UFRR
9h às 10h
Princípios básicos da produção de silagens de qualidade – CCA/UFRR
10h às 11h
Conhecendo o Crédito Rural – Iater
14h às 15h
Boas práticas na Apicultura
Iater/Roraimel
15h às 16h
Poda do Cafeeiro – Iater
16h às 17h
Produção de Adubos orgânicos com uso da lombricultura – húmus de minhoca – Seadi
17h às 18h
PNSA – Palestra “Roraima está em risco para influenza aviária?” Aderr
18h às 19h
PNCEBT: Impacto da Brucelose e Tuberculose no rebanho – Aderr
Sexta-feira, dia 08
8h às 9h
A importância do cacau em Roraima – Iater
9h às 10h
Oficina – Manipulação de Alimentos – Sebrae
10h às 11h
Oficina – Manipulação de Alimentos – Sebrae
10h às 11h
Oficina – Manipulação de Alimentos – Sebrae
14h às 15h
Oficina – Formação de Preço – Sebrae
15h às 16h
Oficina – Formação de Preço – Sebrae
16h às 17h
Oficina – Formação de Preço – Sebrae
17h às 18h
Alimentação para peixe – DOPCR/Iater
18h às 19h
PNSA: Acantocéfalo e sua ameaça na piscicultura em Roraima – Aderr