A deputada federal Helena Lima (MDB) visitou a sede da Federação Roraimense de Atletismo (Fera), localizada na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista, onde se reuniu com atletas e dirigentes para entender as demandas e dificuldades do atletismo em Roraima.
Como vice-presidente da Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados, a deputada tem o esporte como uma de suas principais bandeiras e já destinou R$ 3.820.000,00 para a reforma dos alojamentos da Vila Olímpica. “É necessário valorizar o atletismo em Roraima e contribuir com uma estrutura de qualidade para que nossos atletas possam crescer, buscar novas conquistas e representar o estado com orgulho”, afirmou.
Conforme o diretor técnico da FERA, Deved Pires, o investimento em infraestrutura atende uma demanda dos atletas, permitindo uma atuação ampliada e um planejamento de competições mais eficaz. “O alojamento estava construído de forma inadequada e não pode ser utilizado. E ela vai conseguir, a partir das suas emendas, realizar uma reforma e corrigir os erros que estão ali”, comentou.
Ainda segundo Pires, a estrutura reformada permitirá receber atletas de outros municípios e estados e, com mais períodos de competição, melhorar o desempenho dos participantes.
“A importância desse espaço para a gente é que podemos trazer a turma de Manaus, do interior, né? A gente não precisa mais fazer uma competição em um único período; podemos aumentar o período de atuação das nossas competições. Ter três períodos permite um descanso maior entre as provas, e, assim, conseguimos um melhor rendimento dos atletas, com melhores marcas”, disse.
Apoio ao esporte como compromisso com a juventude e o desenvolvimento social
Helena Lima reforçou a importância de investir no esporte como ferramenta de inclusão e cidadania. Para a deputada, o apoio às estruturas esportivas e o incentivo aos atletas promovem o desenvolvimento humano e social em Roraima. “O esporte é mais que uma modalidade física, é uma ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento humano, capaz de transformar vidas”, destacou.
Pires destacou ainda que o apoio recebido representa um impulso importante para que os atletas possam avançar ainda mais em suas conquistas. “Estamos acostumados a andar com as próprias pernas, mas, se a gente tiver uma ajudinha, um empurrãozinho para ir mais além, agradecemos muito”, reiterou.