
A Assembleia Legislativa (ALE-RR) vai sediar, em 15 de maio, a partir das 9h, a audiência pública “Diálogos Contábeis: Organização Fiscal, Atualização da Legislação Tributária e Valorização da Classe Profissional em Roraima”.
O evento, que acontece no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, vai reunir empresários, especialistas e representantes da área contábil para discutir o Requerimento nº 27/2025, aprovado em sessão ordinária, de autoria do presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), e do deputado Marcos Jorge (Republicanos).

De acordo com Soldado Sampaio, a atualização das leis é fundamental para garantir que profissionais, empresários e governo estejam alinhados às normas vigentes, promovendo transparência e eficiência na gestão.
“Os contadores desempenham funções estratégicas na saúde financeira tanto das empresas quanto do setor público”, ressaltou.
Sampaio destacou ainda que o Estado precisa acompanhar os avanços tecnológicos, pois a modernização do código tributário é vista como uma prioridade para garantir agilidade e justiça fiscal. A audiência também discutirá sobre melhorias nos sistemas de arrecadação.

A valorização do profissional da contabilidade foi outro ponto defendido pelo deputado. Ele afirmou que é necessário garantir os direitos da categoria. Vários especialistas serão ouvidos, contribuindo para a construção de uma legislação mais atual e eficaz.
Para o parlamentar Marcos Jorge, a realização da audiência pública visa promover um debate amplo e esclarecedor sobre os desafios do setor em Roraima.
“A contabilidade é essencial para a boa gestão pública e privada, especialmente diante das mudanças constantes na legislação tributária e fiscal”, afirmou.

O contador Luís Pereira explicou que serão levados à discussão três temas principais: a nova legislação estadual, seus pontos de melhoria e os aspectos que já estão em conformidade; a necessidade de aprimoramento no sistema de cobrança de tributos estaduais; e a valorização da profissão contábil.
Francisco de Oliveira, também contador, lembra a falta de concursos públicos na área desde 2004, apesar do crescimento significativo do Estado. “É de suma importância que cada secretaria tenha contadores capacitados e atualizados”, enfatizou.