O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) segue com a oferta gratuita de aulas de teatro para crianças e adolescentes no polo Buritis da instituição, às segundas e quartas-feiras para crianças de 7 a 12 anos, e às terças e quintas para adolescentes de 13 a 17 anos.
Além do ensino de técnicas de interpretação, as aulas de teatro são uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e social. No ambiente teatral, os alunos não aprendem apenas a atuar, mas também a expressar as próprias emoções, desenvolver habilidades de comunicação e trabalhar em equipe.
“Aqui, com os pequenos, focamos em dinâmicas lúdicas para desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal, essenciais no teatro. Gradualmente, introduzimos a fala, oratória e interpretação de textos, o que também os ajuda na escola. Com os adolescentes, avançamos para um nível mais elaborado, trabalhando expressão corporal, oratória, expressão facial e leitura de textos”, informou Julia Barroso, professora da modalidade.
Uma das alunas é Isabela Soares, de 14 anos, que frequenta as aulas de teatro há 6 meses. Ela destacou como a arte contribuiu para vida social e para as tarefas escolares.
“Escolhi o teatro porque ele é uma das artes mais fascinantes, junto com o canto. O teatro me ajudou a crescer como pessoa na sociedade e me beneficiou na escola. Aprendi a projetar minha voz, algo que antes eu não conseguia fazer por vergonha, especialmente ao ler ou falar na frente da turma”, disse a garota.
Outro aluno é Lucio Moreira, de oito anos, mas que nas redes sociais é conhecido como Rico de Jesus, vice mini Mister Brasil 2023. Ele está nas aulas de teatro do CCJuv para melhorar as práticas de atuação teatral e se desenvolver como artista.
“Meu maior sonho é ser um ator e aqui aprendi muito com as aulas de teatro: a ler, a me esforçar mais e a superar a vergonha”, disse o garoto.
Além dos benefícios, toda essa preparação visa à criação de uma apresentação especial das modalidades artísticas do CCJUv, marcada para o fim do ano, conforme destacou a diretora-executiva do órgão, Dyarissa Freitas.
“Estamos preparando algo especial para mostrar o que nossos alunos de teatro já desenvolveram. Queremos repetir a apresentação do coral e teatro juntos, como no ano passado, porque foi um sucesso. Provavelmente, no início de novembro, vamos convidar os pais para verem o progresso dos filhos em 2024”, informou Dyarissa.
Ainda há vagas
Gostou e ficou interessado? O polo Buritis do CCJuv ainda possui vagas disponíveis da modalidade teatral para população roraimense. Para realização da matrícula de crianças e adolescentes, são necessários os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4.
Toda documentação deve ser entregue na sede do polo, localizado na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.