
Nesta segunda-feira, 17, o governador Antonio Denarium anunciou e assinou a ordem de serviço para a construção de duas novas escolas estaduais no Baixo Rio Branco. O anúncio e a assinatura ocorreram durante ação conjunta do Governo do Estado em Santa Maria do Boiaçu, em Rorainópolis, com a entrega de ambulanchas e distribuição do programa Cesta da Família para as comunidades da região.
As novas unidades a serem construídas serão a Escola Estadual Cachoeirinha do Rio Branco e a Escola Estadual Caicubi. Ambas estarão localizadas em duas comunidades diferentes no município de Caracaraí, e cada escola terá quatro salas de aula e uma quadra de esportes como parte das suas estruturas.
O investimento nas duas obras é de R$ 7,5 milhões, provenientes de recursos próprios do Executivo e de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus. O prazo para a execução é de 300 dias a partir do início das construções.
Após anunciar a construção para a população no evento, que contou com a participação de secretários, deputados estaduais, autoridades e vereadores, o governador Antonio Denarium ressaltou que, com a maior demanda de estudantes nas comunidades ribeirinhas, as novas escolas poderão absorver os alunos dessas localidades que atualmente estudam em salas anexas vinculadas à Escola Estadual José Bonifácio, em Santa Maria.
“Estamos aqui em Santa Maria para anunciar a construção de duas novas escolas para a região do Baixo Rio Branco. São unidades pensadas para dar suporte à estrutura educacional e feitas para atender um raio de alcance maior. Assim, os alunos dessas localidades, como Sacaí e Terra Preta, por exemplo, poderão ir para as aulas percorrendo uma distância menor”, disse o governador no anúncio.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, explicou que as novas escolas são necessárias justamente para aprimorar a estrutura nas áreas ribeirinhas.
“A Seed trabalha com o ensino fundamental, mas, devido ao fato de as prefeituras não conseguirem absorver todas as categorias, trabalhamos em conjunto tanto com Caracaraí quanto com Rorainópolis, e essas duas unidades vão dar suporte tanto para o Estado quanto para o município, caso seja necessário. O intuito é promover uma educação melhor para todo o Estado, considerando a peculiaridade de cada região. Com o Baixo Rio Branco, não poderia ser diferente”, reforçou.
Além do início da construção das duas escolas, Cury adiantou que o Governo está trabalhando na contratação de “lanchas escolares”, que o Estado ainda não possui, e também em um processo seletivo para profissionais que já foi realizado, mas a Seed não pôde efetivar a contratação devido à territorialidade da região ribeirinha.
“Estamos implementando o primeiro projeto-modelo de videoconferência, no qual os alunos poderão ter aulas através de guias de televisão, e os nossos estúdios já estão montados e em breve serão inaugurados para dar suporte a todas essas localidades ribeirinhas com aulas online de forma imediata”, complementou.
Alunos de outras comunidades têm aulas em salas anexas vinculadas à Escola de Santa Maria
O professor de História Glauber Almeida Batista é gestor da Escola Estadual José Bonifácio e de mais sete salas anexas nas comunidades Sacaí, Canauani, Terra Preta, Cachoeirinha, Caicubi, Itaquera e Remanso.
Oficialmente, as crianças e adolescentes dessas localidades são estudantes da escola com sede em Santa Maria do Boiaçu. Com as escolas que serão construídas pelo Governo, o vínculo de mais de 120 alunos será transferido para as novas unidades.
Depois de Santa Maria do Boiaçu, Caicubi e Cachoeirinha são as duas comunidades com o maior número de alunos. Em seguida, vêm Terra Preta, em Caracaraí, e números menores de estudantes em outras vilas.
“Com a assinatura do governador para a construção das escolas das comunidades Cachoeirinha e Caicubi, essas duas escolas se desvincularão da [Escola] José Bonifácio, e cada uma terá corpo docente, gestão e coordenação próprios. Estamos falando de mais de 80 quilômetros, então nem sempre é possível ir pessoalmente conversar com os pais. A construção dessas duas escolas vai beneficiar ainda mais a educação no Baixo Rio Branco. É uma promessa do governador que está sendo cumprida e estamos muito felizes”, ressaltou o professor.