A situação fronteiriça de Roraima com a Venezuela motivou o senador Hiran Gonçalves (Progressistas) a buscar apoio ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília (DF). Em reunião com o ministro Flávio Dino, o parlamentar apresentou um “raio-X” sobre a atual situação na fronteira do Brasil com o País vizinho e pediu apoio para intensificar os trabalhos de controle tráfego e fiscalização.
“O ministro nos garantiu que vai nos fornecer um helicóptero para que o Governo tenha mais mobilidade na segurança e remoção de pessoas na BR[-174]”, ressaltou. Como coordenador da Bancada Federal, o parlamentar reuniu deputados federais por Roraima com o ministro Flávio Dino na última quinta-feira, 6, para pontuar as principais demandas, principalmente no reforço da segurança na fronteira entre os dois países.
Roraima é o primeiro estado da Federação a sentir os impactos da imigração venezuelana causada pela crise político e econômica do País vizinho e, com isso, recebe de 500 a 800 imigrantes diariamente em períodos de pico. São pessoas que atravessam a fronteira com Pacaraima, município roraimense, a pé e com destino incerto.
No encontro, com a presença de cinco dos oito deputados Federais por Roraima, representantes do Ministério da Justiça e da Polícia Rodoviária Federal, o senador apresentou os impactos sentidos pelos roraimenses nestes últimos anos, entre elas o colapso dos serviços públicos com a Saúde, Educação, Social e, principalmente, no aumento da criminalidade, e pediu a construção de postos da PRF para controle de tráfego e pessoas na região.
O parlamentar se diz confiante diante da atenção dada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. “É uma preocupação nacional. Tenho certeza que o ministro Flávio Dino e toda sua equipe técnica terá mais sensibilidade pelas causas de Roraima, ele é um homem que acompanha toda essa situação desde o começo”, disse Gonçalves.
Participaram da reunião os deputados federais Zé Haroldo (PSD), Helena da Asatur (MDB), Duda Ramos (MDB) e Nicoletti (União).