Com o intuito de conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, o Banco de Leite Humano do HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) realizou na manhã desta sexta-feira, 5, uma blitz educativa na unidade.
Conforme a enfermeira assistencial do BLH, Leila Agra, a ação é alusiva ao mês dedicado à doação de leite materno. Todo o trabalho de orientação contou com o apoio da liga de obstetrícia da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
“Essa ação acontece todos os dias, mas esse mês teremos um foco mais voltado para a questão da doação. Os estudantes são orientados a levar informação para as mães sobre a importância do leite para o crescimento e desenvolvimento saudável do seu filho”, afirmou.
O estudante do quinto ano de medicina da UFRR, Mateus Henrique Ribeiro, de 23 anos, falou da importância de auxiliar nos trabalhos de sensibilização junto às pacientes da unidade.
“É um serviço muito humano, eu gosto dessa parte. Nós ajudamos a salvar vidas diretamente, ensinando mães a não terem problemas com a amamentação, é um programa muito gratificante”, ressaltou.
A dona de casa Natália Rosa Limeira, de 30 anos, teve sua primeira filha na última terça-feira, 02. Ela contou que pela falta de experiência sentiu dificuldade em amamentar, mas teve uma ótima orientação durante a blitz educativa.
“Como é o primeiro filho, eu não sabia a posição correta do bico do seio, mas agora eu já consigo fazer graças ao estudante que explicou a técnica de como o neném deve pegar no peito”, comentou a paciente.
A paciente ainda falou da sua experiência com a equipe e estrutura da Maternidade.
“Eu não sabia que existia essa parte do parto humanizado, achei bem interessante. Utilizei os equipamentos do Centro de Parto Humanizado, a equipe também foi bem atenciosa, ficaram comigo até a neném nascer”, acrescentou.
Como ser doadora
Responsável por atender as demandas de recém-nascidos prematuros internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), o Banco de Leite Humano da Maternidade é uma unidade que possui o selo “Hospital Amigo da Criança”, conferido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial de Saúde).
O BLH conta com equipe multiprofissional que presta assistência às mães que passam por dificuldades para amamentar, oferecendo atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, bioquímicos, técnicos de enfermagem e laboratório.
“As mães com excesso de leite e que após a amamentação percebem que o peito continua cheio, vazando ou às vezes até endurecido e dolorido significa que ela pode ser uma doadora”, reforçou Leila.
Além disso, é preciso estar com boa saúde e não fazer uso de medicamentos contraindicados para a amamentação. A apresentação de exames pré-natal também é indispensável para facilitar no cadastro.
Para ser uma doadora, a interessada não precisa sair de casa. Basta entrar em contato pelo número (95) 98414-0772 ou por meio deste link.
Confira a programação:
12/05 – Blitz da Amamentação (ação realizada pelos acadêmicos de medicina da liga de obstetrícia da UFRR).
Horário: 9h
23/05 – Ação de sensibilização com mães na casa da gestante HMINSN (roda de conversa)
Horário: 10h
Suyanne Sá